Desporto no feminino

Enquanto atleta, é nos desportos individuais que a mulher tem um maior reconhecimento pelas suas performances, mas há muito que nas modalidades coletivas existe qualidade e que a competição substituiu o lazer. Não se pode ignorar o trabalho de tantas jovens e mulheres, nem o sacrifício com que o fazem.

Tópico(s) Artigo

  • 10:48 | Segunda-feira, 06 de Março de 2023
  • Ler em 2 minutos

A qualificação da Seleção Portuguesa de Futebol Feminino para o Campeonato do Mundo só vem reforçar o que temos vindo a dizer sobre a afirmação da mulher no desporto de alto rendimento.

No futebol feminino temos assistido a uma evolução fantástica. Hoje, a nossa seleção já compete com qualquer outra seleção do mundo. A comunicação social não trata, ainda, com igualdade as performances do desporto feminino e masculino.

E não acredito que elas gostem de perder, de ver a sua equipa derrotada. A verdade é que valorizam mais o espetáculo, a festa, a cor. Divertem-se e enriquecem-se. Nunca deixam de ser competitivas.


O desporto, assim como a vida, não é só de uma cor. É muito mais do que isso. A sua policromia consiste na alegria, na festa, na diversão, no convívio… no fazer dos jogos um tempo e um lugar de encontro para as famílias.

Mas – porque há sempre um “mas” – sabemos que no futebol nacional dificilmente alguém se diverte. Agora não arrastem o futebol feminino para essas habilidades e deixem-no percorrer o caminho que está a ser feito. A quantidade e qualidade estão em crescimento e devemos, com os valores intrínsecos ao desporto, fazer a diferença pela positiva, promovendo a valorização da mulher na sociedade.

Enquanto atleta, é nos desportos individuais que a mulher tem um maior reconhecimento pelas suas performances, mas há muito que nas modalidades coletivas existe qualidade e que a competição substituiu o lazer. Não se pode ignorar o trabalho de tantas jovens e mulheres, nem o sacrifício com que o fazem.

 

 

No dirigismo, os casos de mulheres com funções dirigentes nas organizações desportivas são raros. A erradicação dos estereótipos de género desempenha um papel fundamental na eliminação das barreiras que limitam o acesso das mulheres a posições de liderança no desporto.

Os cargos devem ser ocupados pelo mérito. E existem muitas mulheres que o têm. Apesar do aumento gradual da sua participação no desporto, as mulheres continuam sub-representadas nos órgãos de decisão das instituições desportivas a nível local, nacional, europeu e mundial.

Infelizmente, a participação da mulher no desporto é, ainda, desvalorizada, muito porque o modelo de organização desportiva, nos seus primórdios, foi idealizado por e para os homens, e as mulheres não contavam.

Temos de eliminar o preconceito e a desigualdade de oportunidades entre mulheres e homens. O desporto pode, e deve, ser um exemplo de integração e de afirmação da mulher na sociedade.

Mas este não é um texto dedicado aos homens (a esses a quem tudo é permitido por “amor ao futebol”). É antes um Tributo à Mulher, ao colorido com que cada uma pinta os estádios e pavilhões: o verde esperança, o amarelo sensível e o vermelho paixão! E as mulheres gostam disso. Sabem fazer isso.

Subscrevo de alma e coração esta faceta de se estar no desporto. Elas são exemplos de superação, trabalho e talento.

O desporto é muito mais bonito e melhor convosco. A todas vós, os meus mais sinceros parabéns!

Gosto, mesmo, de vos ver por cá! Feliz Dia da Mulher.

 

 

Vítor Santos

Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião