Contra a realização do Outono Quente em 2020

Não deixa de ser bizarro, ziguezagueante e contraditório o comportamento do Executivo Municipal neste assunto, visto que, com apenas uma diferença de 15 dias suspende o Viseu Estrela à Mesa para evitar ajuntamentos, para logo de seguida promover o Outono Quente, em período de contingência.

Tópico(s) Artigo

  • 11:26 | Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

O Outono Quente é um evento cultural organizado pela Associação Zunzum.

Trata-se de um evento financiado pelo Município de Viseu, em cerca de 50 mil euros.

Este ano a sua realização está prevista para os dias 1 a 11 de Outubro, no Parque Aquilino Ribeiro.


Nada tenho contra o evento, nem contra quem o organiza, mas, em ano de pandemia, e num período em que vigora o estado de Contingência, não concordo com a sua realização, pelos motivos que passo a explicar:

1- Nos últimos tempos, temos assistido a um aumento do número de casos de Covid-19, no concelho de Viseu.

2- O Presidente da Câmara Municipal tem aparecido com frequência nos órgãos de comunicação locais e nacionais a tecer algumas explicações sobre o aumento do número de casos.

3- É necessário não esquecer que o mesmo Executivo Municipal anunciou a suspensão, na semana passada, do evento Viseu Estrela à Mesa, organizado no âmbito do festival Cubo Mágico, que iria ter lugar no Rossio.

4- As razões que estiveram por detrás desta interrupção são sobejamente conhecidas e estão relacionadas com o aumento do número de casos de Covid-19.

5- É necessário relembrar que que vivemos atualmente, em Portugal, um estado de mitigação pandémica, uma vez que esta se encontra ativa com o surgimento de cadeias e surtos de transmissão que importa estancar o quanto antes.

6- Foi igualmente decretado pelo governo a entrada em vigor do estado de contingência a partir do dia 15 de Setembro, que, entre outras medidas, impõe a proibição de ajuntamentos superiores a 10 pessoas.

7- No final desta semana retomam as aulas, e todos sabemos que o Parque Aquilino Ribeiro é ponto de passagem diário de umas largas centenas de estudantes.

8- Promover um evento cultural desta natureza, no Parque da cidade, é estar a aliciar os jovens estudantes a juntarem-se, o que, neste momento pandémico, não é aconselhável.

9- Não deixa de ser bizarro, ziguezagueante e contraditório o comportamento do Executivo Municipal neste assunto, visto que, com apenas uma diferença de 15 dias suspende o Viseu Estrela à Mesa para evitar ajuntamentos, para logo de seguida promover o Outono Quente, em período de contingência.

Perante estas evidentes atribulações, qual será o parecer das Autoridades de Saúde locais e nacionais e o que tem a dizer sobre tudo isto o Coordenador Distrital para o Covid-19, que nos saiu na rifa?

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião