Contra a realização do Outono Quente em 2020

Não deixa de ser bizarro, ziguezagueante e contraditório o comportamento do Executivo Municipal neste assunto, visto que, com apenas uma diferença de 15 dias suspende o Viseu Estrela à Mesa para evitar ajuntamentos, para logo de seguida promover o Outono Quente, em período de contingência.

Tópico(s) Artigo

  • 11:26 | Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

O Outono Quente é um evento cultural organizado pela Associação Zunzum.

Trata-se de um evento financiado pelo Município de Viseu, em cerca de 50 mil euros.

Este ano a sua realização está prevista para os dias 1 a 11 de Outubro, no Parque Aquilino Ribeiro.


Nada tenho contra o evento, nem contra quem o organiza, mas, em ano de pandemia, e num período em que vigora o estado de Contingência, não concordo com a sua realização, pelos motivos que passo a explicar:

1- Nos últimos tempos, temos assistido a um aumento do número de casos de Covid-19, no concelho de Viseu.

2- O Presidente da Câmara Municipal tem aparecido com frequência nos órgãos de comunicação locais e nacionais a tecer algumas explicações sobre o aumento do número de casos.

3- É necessário não esquecer que o mesmo Executivo Municipal anunciou a suspensão, na semana passada, do evento Viseu Estrela à Mesa, organizado no âmbito do festival Cubo Mágico, que iria ter lugar no Rossio.

4- As razões que estiveram por detrás desta interrupção são sobejamente conhecidas e estão relacionadas com o aumento do número de casos de Covid-19.

5- É necessário relembrar que que vivemos atualmente, em Portugal, um estado de mitigação pandémica, uma vez que esta se encontra ativa com o surgimento de cadeias e surtos de transmissão que importa estancar o quanto antes.

6- Foi igualmente decretado pelo governo a entrada em vigor do estado de contingência a partir do dia 15 de Setembro, que, entre outras medidas, impõe a proibição de ajuntamentos superiores a 10 pessoas.

7- No final desta semana retomam as aulas, e todos sabemos que o Parque Aquilino Ribeiro é ponto de passagem diário de umas largas centenas de estudantes.

8- Promover um evento cultural desta natureza, no Parque da cidade, é estar a aliciar os jovens estudantes a juntarem-se, o que, neste momento pandémico, não é aconselhável.

9- Não deixa de ser bizarro, ziguezagueante e contraditório o comportamento do Executivo Municipal neste assunto, visto que, com apenas uma diferença de 15 dias suspende o Viseu Estrela à Mesa para evitar ajuntamentos, para logo de seguida promover o Outono Quente, em período de contingência.

Perante estas evidentes atribulações, qual será o parecer das Autoridades de Saúde locais e nacionais e o que tem a dizer sobre tudo isto o Coordenador Distrital para o Covid-19, que nos saiu na rifa?

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al