Confirmar ou não, através de ADN, o corpo de D. Afonso Henriques ?

Nunca se procedeu, em época contemporânea, a uma abertura do túmulo que permitisse análises forenses ou genéticas. O receio de profanar a memória do rei fundador, a delicadeza ética do acto e o risco de um escândalo mediático num país sensível à sua herança simbólica sempre travaram qualquer tentativa.

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  • 17:41 | Quinta-feira, 31 de Julho de 2025
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No coração da cidade de Coimbra, o silêncio solene do Mosteiro de Santa Cruz guarda, há mais de oito séculos, o túmulo daquele que foi o fundador da nacionalidade portuguesa: D. Afonso Henriques. Ali, sob a pedra trabalhada do Renascimento, repousa, segundo a tradição, o primeiro Rei de Portugal. Mas até que ponto podemos afirmar, com o rigor que a História e a ciência exigem, que os restos ali depositados pertencem, de facto, ao homem que em Ourique se proclamou Rei e em Zamorra garantiu a autonomia do novo reino?

A tradição é clara. Desde 1185, ano da sua morte, que se sabe ter sido Afonso Henriques sepultado na igreja do mosteiro que ele próprio beneficiara generosamente, e onde repousavam já vários membros da primeira linhagem régia. As crónicas medievais, a documentação monástica e a contínua veneração da sua memória sempre apontaram Santa Cruz como o seu destino final. A dignidade do local, a simetria com o túmulo de seu filho D. Sancho I e o cuidado com que, em 1530, por ordem de D. João III, os dois corpos foram trasladados para os actuais túmulos de mármore, reforçam a convicção de que estamos perante os verdadeiros ossos do fundador.

Porém, a História também se faz de interrogações. E uma delas ecoa hoje com particular acuidade: temos provas irrefutáveis? A resposta, por mais desconfortável que seja, é: não, ainda não.

Nunca se procedeu, em época contemporânea, a uma abertura do túmulo que permitisse análises forenses ou genéticas. O receio de profanar a memória do rei fundador, a delicadeza ética do acto e o risco de um escândalo mediático num país sensível à sua herança simbólica sempre travaram qualquer tentativa. E compreende-se: a dignidade dos mortos não pode ser tratada como mera curiosidade científica, sobretudo quando o morto em questão é o símbolo maior da fundação de Portugal.


Contudo, a ciência moderna oferece-nos hoje ferramentas que não existiam no passado. A análise de ADN mitocondrial, as comparações osteológicas e a datação por carbono 14 poderiam esclarecer definitivamente a identidade dos restos mortais. Em Espanha, por exemplo, investigações semelhantes permitiram confirmar com grande grau de probabilidade a identidade dos restos de Cristóvão Colombo, em Sevilha. Em França, as análises ao coração de Luís XVII puseram fim a dois séculos de especulação.

Importa, pois, ponderar: não seria do interesse da História de Portugal, e até da própria preservação da memória de D. Afonso Henriques, que se fizesse essa verificação? Não para alimentar voyeurismos necrológicos ou alimentar polémicas frívolas, mas para honrar com verdade aquele que sempre foi identificado como o fundador da nossa independência.

Em 2006, o historiador António Borges Coelho afirmou que não haveria razões para duvidar da autenticidade do túmulo, dada a coerência da tradição e a ausência de qualquer indício de erro. Por outro lado, estudiosos como José Mattoso ou João Gouveia Monteiro têm sublinhado o carácter simbólico do lugar e a sua função como espaço de memória colectiva, uma função que não deve ser dilacerada por uma abordagem tecnocrática desprovida de sensibilidade.

Talvez a resposta esteja no equilíbrio. A abertura do túmulo de D. Afonso Henriques deveria ser ponderada com o máximo rigor, discrição e acompanhamento científico e ético, sob supervisão do Estado, da Igreja, da comunidade científica e de representantes da cultura portuguesa. Só assim se poderia proceder a uma eventual identificação definitiva, capaz de dar à nossa memória o que a verdade pode oferecer: a paz da certeza.

Porque a História não é só feita de glória. É feita de conhecimento. E conhecer, mesmo o que repousa sob a pedra, é também uma forma de homenagear.

 

Paulo Freitas do Amaral

Professor, Historiador e Autor

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