As Empresas e o programa QUALIFICA

Faz todo o sentido que, nas políticas públicas, esta problemática seja uma prioridade e as empresas vejam nesta aposta uma oportunidade para permitirem uma qualificação dos seus colaboradores. Hoje,

  • 23:12 | Domingo, 26 de Novembro de 2017
  • Ler em < 1

Para o crescimento económico de um país e para o aumento da produtividade e competitividade de uma empresa, a maior ou menor aposta que as empresas façam na formação e qualificação dos seus recursos humanos é decisiva. Assim se compreende que os governos, na sua generalidade, se preocupem em criar instrumentos que permitam a qualificação de adultos.

No caso português, esta qualificação é uma área prioritária de intervenção. É que, apesar de alguns progressos, ainda temos um défice estrutural acumulado nestas questões da qualificação e atividades de aprendizagem ao longo da vida.

Por isso, faz todo o sentido que, nas políticas públicas, esta problemática seja uma prioridade e as empresas vejam nesta aposta uma oportunidade para permitirem uma qualificação dos seus colaboradores. Hoje, as empresas têm necessidade de profissionais com competências transversais, pelo que as questões da qualificação são para as empresas mais do que um custo, um investimento e a assunção de uma responsabilidade social que cada vez mais lhe é atribuída.


É neste contexto que surge o programa QUALIFICA, para potenciar os recursos humanos que as diferentes instituições têm à sua disposição. O programa tem diversas soluções de qualificação e formação, de modo a valorizar as pessoas nas competências desenvolvidas ao longo da vida. É que maior qualificação possibilita o aumento das oportunidades, melhor emprego e uma coesão social mais sustentável.

Deste modo, é crucial sensibilizar o tecido empresarial para esta possibilidade e envolver mais agentes sociais, empresariais e educacionais neste objetivo nacional de dotar ou melhorar os conhecimentos, as qualificações e as competências dos cidadãos portugueses.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião