As crises económicas associadas aos anos em 3

A importância da questão dos ciclos económicos (Kondratief) e a sua curta duração, desde o ano de 1963, parecia acentuar-se. A cada 10 anos, desde aquela data, vivêramos seis crises económicas (63/73/83/93/03/13). A meio da década, nos anos 7 (67/77/87/97/07/17) vivenciáramos, por sua vez, uma crise financeira, que marcou, sistematicamente, o pico da expansão dos fluxos financeiros.

Tópico(s) Artigo

  • 14:47 | Domingo, 19 de Março de 2023
  • Ler em 3 minutos

Michael Gromling, um dos altos responsáveis do Instituto Económico de Colónia na Alemanha alertava, semanas atrás, que, em 2023, as quebras de produção de riqueza na economia ocidental seriam substanciais.

O que tem esta notícia de relevante?

Em 2015, tivemos a ocasião de nos explicarmos sobre a questão da política salarial do governo recém-eleito. Discutia-se, acerca da urgência em diminuir a dívida soberana, ou em melhorar os salários os da função pública, sustentando, de forma a sustentar o “crescimento” da economia. Sublinhem-se os fundamentos do debate: a queda económica, cujo pico inferior acontecera em 2013, era devida à dívida excessiva e ao consequente peso das taxas de juro; ou seria austeridade “inventada” pela “Troika” (EU, BCE e FMI), e “aceite” pelo governo, a origem dessa mesma causa.  O remédio seria, logicamente, diferente, em função do diagnóstico.


Tendo vencido nas eleições (2015), a segunda tendência propunha-se subir os rendimentos. O líder político cessante alertou, ato contínuo, para o perigo de uma nova crise económica. Nesse contexto de grandes expectativas/apreensões, dissemos que a próxima crise séria (e inevitável) chegaria em 2023.

Confrontavam-se, como se sabe, duas visões opostas, que muitos afirmam não se oporem: os que entendem que se poderá consumir se antes se ganhou a aposta da produção; ou os que afirmam que é o aumento dos meios financeiros nas mãos das pessoas que favorecem o aumento do consumo, o qual, por sua vez cria emprego e crescimento económico. Estaremos no “fim” do atual ciclo, o qual irá fazer abrir os olhos às pessoas? Não escondemos que gostaríamos de poder contribuir para o debate que esperamos para breve.

É evidente que a crise, quando ela chegasse, seria tanto mais séria quanto maior fosse, nesse futuro (na altura, longínquo?), a dívida pública. A nossa reflexão prendia-se com a questão dos ciclos económicos que associávamos à evolução da tecnologia.

A importância da questão dos ciclos económicos (Kondratief) e a sua curta duração, desde o ano de 1963, parecia acentuar-se. A cada 10 anos, desde aquela data, vivêramos seis crises económicas (63/73/83/93/03/13). A meio da década, nos anos 7 (67/77/87/97/07/17) vivenciáramos, por sua vez, uma crise financeira, que marcou, sistematicamente, o pico da expansão dos fluxos financeiros.

 

 

De acordo com o autor soviético, estes ciclos nada têm a ver com políticas, ou fatores acidentais, como guerras. As políticas económicas poderão agravar ou atenuar a ação dos fatores; não poderão impedir o eclodir dos fenómenos.

Neste contexto da crise bancária americana de hoje, as empresas devem manter-se atentas a estes ciclos para ajustarem custos e para, nomeadamente, prepararem os seus recursos humanos para a permanente necessidade de estabilizarem os salários relativamente aos rendimentos. Não seria prudente contribuir para a expansão da massa salarial, acima da produtividade, nas fases de crescimento económico de forma a prevenir o desequilíbrio do “barco” nas fases de recessão.

Não será estranho a esta gestão (imprudente) dos ciclos económicos o facto de a generalidade das empresas em Portugal não conseguir sobreviver mais do que 7/8 anos de atividade (uma das piores “performances” da EU).

Fica aqui um alerta para o caso de a “crise da banca” ser séria, “ajudando” os decisores empresariais (e porque não, sindicais) a estar atentos aos sinais da “tempestade” que, assim acreditamos, assoma já.

 

Albino Lopes

(Prof. Catedrático Jubilado do ISCSP/Ulisboa)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião