Água, um bem transacionável?!…

O debate sobre o preço da água para o consumidor, em tempo de eleições autárquicas, não pode passar ao lado, está aí, tem que ser feito com dignidade e elevação. As discrepâncias são muito significativas de concelho para concelho ou grupos de concelhos.

Tópico(s) Artigo

  • 12:27 | Sexta-feira, 03 de Setembro de 2021
  • Ler em 2 minutos

A gestão da água sempre foi um desafio, não se mede aos copos nem cântaros. Mark Twain, escritor americano, dizia que “whisky é para beber, água é para disputar”…

Num relatório das Nações Unidas sobre Direito Humano à Água e ao Saneamento, a relatora especial, Catarina Albuquerque, afirmou que “até 2030, metade da humanidade vai viver em zonas sob stress hídrico”.

Se a Terra vista do espaço parece um “mar azul” ficamos na dúvida se quem decide compreende a importância da água para o bem-estar físico e saúde.


97% da água do planeta é salgada e apenas 3% doce e utilizável pelo ser humano. A dessalinização é possível, com elevados custos. A dependência dos aquíferos aumentou. Não há, pois, capacidade da sua reposição. Os rios sofrem intervenção humana devastadora, e são levados a secar com os elevados riscos inerentes. Daí que o debate sério e consequente sobre a utilização de um recurso como a água seja incontornável para a própria subsistência humana e desenvolvimento económico.

 

A água tornou-se um bem transacionável. Foram privatizados os serviços de distribuição e tratamento da água, como a exploração das reservas de água pode ser entregue a empresas cuja única visão do negócio são números.

O acesso à água potável não é apenas um problema dos países pobres ou em vias de desenvolvimento. É uma questão transversal a todos os países. Trata-se da sustentabilidade da vida humana e das economias.

A concentração de um recurso natural em mãos privadas leva a que os cidadãos e as pequenas e médias empresas também tenham de adquirir o acesso a este recurso natural a preços para satisfazer a ganância dos acionistas e em concorrência monopolística com o elevado risco de usos e abusos.

Um desenvolvimento sustentável e ecologicamente equilibrado passa. pois. por mudar o paradigma da exploração, tratamento e distribuição da água. O debate sobre o preço da água para o consumidor, em tempo de eleições autárquicas, não pode passar ao lado, está aí, tem que ser feito com dignidade e elevação. As discrepâncias são muito significativas de concelho para concelho ou grupos de concelhos.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião