A propósito do hidrogénio e de gasodutos

O transporte de gás para o centro da Europa fica muito mais barato parando o barco de gás natural liquefeito num porto perto do consumo do que num porto a milhares de quilómetros desse consumo. O que nos dizem os números concretos?

Tópico(s) Artigo

  • 19:18 | Sexta-feira, 28 de Outubro de 2022
  • Ler em < 1

O que está em causa neste assunto do gasoduto que vai ligar Portugal a França, são questões técnicas ainda não dilucidadas:

1- Os especialistas na área da energia afirmam que as condutas não servirão para transportar hidrogénio. Que factos científicos sustentam o contrário?

2 – O transporte de gás para o centro da Europa fica muito mais barato parando o barco de gás natural liquefeito num porto perto do consumo do que num porto a milhares de quilómetros desse consumo. O que nos dizem os números concretos?


3- Ninguém ainda esclareceu o custo que se vai despender a produzir hidrogénio. Porquê este hiato informativo?

4 – Embora considere o hidrogénio o melhor combustível existente, pois a sua combustão apenas gera água, o balanço energético da sua produção é negativo em cerca de 40%. Há irrefutáveis dados a contrariar esta asserção?

5 – Os custos de produção desta energia serão pagos pelos contribuintes, seja ela proveniente de centrais solares, do gás natural, ou de outra fonte. É falso?

 

Nuno Rocha Pedro – Professor do ensino superior na área da bioenergia.

(Fotos DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião