A inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) contribui para uma evolução na sociedade, consistindo numa efectiva revolução social e económica.

Tópico(s) Artigo

  • 19:20 | Segunda-feira, 22 de Maio de 2023
  • Ler em < 1

A inteligência artificial (IA) contribui para uma evolução na sociedade, consistindo numa efectiva revolução social e económica.

Tal como a seu tempo a televisão e a Internet, também ela vai representar um avanço civilizacional.

Já está presente em muitas rotinas dos nossos dias, no corrector ortográfico do PC ou do telemóvel, no GPS que nos abre caminho no “site” que nos antecipa as nossas preferências de compra e oferece sugestões de produtos.

Todavia, dela muito se tem falado pelo seu incremento e alargamento próximos, pelos medos que o seu avanço provoca.


Trará as suas vantagens, nomeadamente, a eficácia e a rapidez no funcionamento das organizações, o aumento de produtividade, a redução da margem de erro em muitas decisões organizacionais, procedimentos repetitivos reproduzidos com mais precisão e velocidade, a exigência de profissionais qualificados.

Mas acarretará as suas desvantagens: os custos extra, que muitas vezes não podem ser assumido pela empresa, é que são precisos para manter a organização operacional, os custos com a energia e a conectividade  a manutenção e substituição de equipamentos sofisticados, o isolamento social, com os inerentes problemas físicos e mentais dos utilizadores, a manipulação de informação, a fabricação de líderes, e, acima de tudo, as questões éticas e morais que o sistema levanta com a eliminação de milhões de postos de trabalho,  com o brutal desemprego a nível mundial, com a destruição de famílias.

Valha-nos que ainda não é capaz de  substituir as relações humanas que tantas vezes favorecem os resultados obtidos, nem detém as habilidades cognitivas para desenvolver a  criatividade de que o cérebro humano é capaz..

Perante o receio que todos nós temos da inteligência artificial, resta-nos a esperança de que os grandes mundos sejam capazes de estabelecer regras quanto ao seu uso responsável.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião