A Ecopista do Dão e o desleixo dos responsáveis

Não é a primeira nem decerto será a última vez que alertamos para a deficiente manutenção da parte que conhecemos, a de Viseu. Ou são vedações caídas, ou é flora invasiva, ou aluimento de terras e pedras, ou deficiente iluminação, ou lixo não removido, etc.

  • 19:16 | Sábado, 17 de Abril de 2021
  • Ler em 2 minutos

A Ecopista do Dão desenvolveu-se ao longo do antigo ramal ferroviário do Dão, inaugurado em 1890 e totalmente extinto em 1988, numa extensão de 49,2 Kms e atravessa os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. A requalificação de todo o espaço da linha do Dão ascendeu aos 5 milhões de euros e foi inaugurada em Julho de 2011.

 


 

A CIM Viseu Dão Lafões é a entidade gestora da Ecopista do Dão. Atravessando 3 municípios, há responsabilidades destes na manutenção e preservação dos seus respectivos troços, que se distinguem facilmente pois é pintado a azul no concelho de Santa Comba Dão, verde em Tondela e vermelho em Viseu.

A parte que respeita a Viseu inicia-se na Avenida da Europa, passa por Vildemoinhos e Tondelinha, pelas antigas estações de Figueiró e de Torredeita, por Farminhão, terminando por volta do Túnel de Santa Catarina, com aproximadamente 20 quilómetros de extensão.

Não é a primeira nem decerto será a última vez que alertamos para a deficiente manutenção da parte que conhecemos, a de Viseu. Ou são vedações caídas, ou é flora invasiva, ou aluimento de terras e pedras, ou deficiente iluminação, ou lixo não removido, etc.

Este espaço é fruído por milhares de utentes, turistas, caminhantes e ciclistas que diariamente aproveitam a sua potencialidade e aprazibilidade para lazer ou para se manterem fisicamente em forma.

Os 5 milhões ali investidos com recurso a programas comunitários deveriam merecer o respeito das entidades responsáveis.

Mas, e pelos vistos isso não acontece. Hoje, em Torredeita um poste de iluminação derrubado por terra sabe-se lá há quanto tempo. Outro poste de iluminação sem painel solar. Terá sido roubado? Derrubado? Terá caído por força de factores externos? Até quando assim permanecerá? O lixo acumulado e não retirado é outro dos insultos visuais a quem passa e prova evidente do desinteresse dos curadores, da sua negligência, da sua incúria.

 

Esta Ecovia merecia melhor sorte… para bem de todos nós.

 

 

(Fotos de arquivo DR e da RD)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen windows lisansları windows 10 pro satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno