Será o fim do Circuito de Manutenção da Mata do Fontelo?

No entanto, a cada ano que passa está cada vez mais apostado em preencher o Fontelo com entulho, que nada tem a ver com a identidade viseense e que teimam em apelidar de "obras de arte", numa imitação de má qualidade dos Jardins de Serralves.

Tópico(s) Artigo

  • 15:25 | Quinta-feira, 30 de Julho de 2020
  • Ler em 2 minutos

A Câmara Municipal de Viseu decidiu, por estes dias quentes de Julho, eliminar por completo, o que ainda restava do velhinho Circuito de Manutenção do Fontelo.

Esta operação de remoção foi feita sem qualquer consulta ou comunicação prévia do Município aos viseenses, o que denota grande arrogância política por parte de quem governa com maioria.

O Circuito de Manutenção estava implementado na Mata do Fontelo há mais de quarenta anos. Foi alvo de uma remodelação, durante um dos mandatados de Fernando Ruas. Presentemente, a maior parte dos equipamentos encontrava-se degradada e a precisar de profundas modificações. Estranha-se, portanto, esta atitude radical do Município, que eliminou um fator promotor do exercício físico e da saúde da Mata do Fontelo.

Em vez de promover a renovação do Circuito de Manutenção, pelo bem que faz à saúde pública e por promover a prática desportiva individual ou coletiva, o Executivo do Rossio opta pela sua eliminação.


No entanto, a cada ano que passa está cada vez mais apostado em preencher o Fontelo com entulho, que nada tem a ver com a identidade viseense e que teimam em apelidar de “obras de arte”, numa imitação de má qualidade dos Jardins de Serralves.

Com efeito, já não é a primeira vez que este Executivo pretende suprimir equipamentos à Mata do Fontelo. Todos se recordam, quando no passado recente, se procurou tirar da Mata do Fontelo o Parque Infantil. Recuando, mais tarde, nesta intenção quando se depararam com as reações negativas e de indignação, que levaram o Executivo a prometer um Parque Infantil com equipamentos em madeira.

É preciso que este Executivo diga aos viseenses o que pretende fazer: se quer eliminar ou renovar o Circuito de Manutenção. Uma vez mais o pelouro do Desporto assiste a tudo isto sem esboçar uma reação ou dar sequer uma explicação, cabendo-lhe fazer uma vez mais o triste papel de zombie em vez de se bater pela permanência daquele equipamento tão necessário a crianças, jovens, adultos mais novos ou mais velhos.

Por mim, a escolha é óbvia: pela urgente renovação do Circuito de Manutenção e pela sua devolução aos viseenses!

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião