Viseu e o dilema do PSD: Ruas ou Gouveia?

Provavelmente Rui Rio já saberá quem é. Ele e a sua sombra Silvano. Mas andarão em busca do bom e sólido argumento para justificarem a preterição do veterano Ruas e a escolha do novato Gouveia.

Tópico(s) Artigo

  • 15:23 | Sexta-feira, 30 de Abril de 2021
  • Ler em 2 minutos

O PSD, a menos de cinco meses das eleições autárquicas de Setembro não consegue definir qual o candidato que vai apresentar a Viseu.

Provavelmente Rui Rio já saberá quem é. Ele e a sua sombra Silvano. Mas andarão em busca do bom e sólido argumento para justificarem a preterição do veterano Ruas e a escolha do novato Gouveia. Este, cansado de ser o número dois ou três do executivo, com Conceição Azevedo e Almeida Henriques, está em desenfreada correria pelo primeiro lugar do pódio. Tem dois escolhos pelo caminho, Ruas e Pedro Alves, mas tem um “estado-maior” de alto gabarito onde pontificarão Mota Faria, Guilherme Almeida, Ermida, Diamantino, José Ernesto…

Sucedem-se as sondagens internas para servir de calçadeira ao optimizado candidato. Só que os sucessivos resultados não servem aos objectivos de Rio (pelo contrário) … que receia ter de dizer a Ruas que está fora da corrida e que talvez ficasse bem como candidato à Assembleia Municipal ou à merecida reforma política. Mas até este derradeiro reduto da AM, há demasiado tempo “fazenda” de Faria, lhe poderá ser negado.


Andam por aí a contar carabinas, mas curiosamente, apesar de em lados diferentes da barricada, têm baionetas a apoiar um e outro. O que é fantástico… e não deixa de ser curioso e paradigmático da cisão declarada.

Ter candidatos a mais pode ser tão dilemático como ter candidatos a menos. A fartura e a fome geram quase sempre revoltas e podem redundar na divisão das hostes.

Convenhamos que tanto Ruas como Gouveia serão dois bons candidatos. O que piora a escolha. Se ao menos um fosse decididamente “fraquinho”…

De certo é saber-se que ambos estão imbuidíssimos do excelente espírito de missão que os impulsiona para dedicarem suas vidas ao altruísta serviço da “res publica”. Ruas a caminho das três dezenas de anos como “missionário”, Gouveia ainda longe da primeira dezena.

Viseu tem os saudosos de Ruas assim a modos como a camioneta de fãs do Marco Paulo, com as balzaquianas cinquentonas que o seguem de concerto em concerto, com aplausos e lágrimas certas. O que falta a Gouveia? Que capital ou mais-valia poderá arvorar para ser o escolhido? Que passado político tem para apresentar?

De certa forma, temos aqui também uma infrene pugna entre a distrital chefiada por Pedro Alves, que seria o número 2 de Ruas e a concelhia comanditada por Gouveia, acolitado pelo empenhadíssimo Guilherme Almeida, a jogar o seu futuro político, se bem que agora sempre garantido por um eventual lugar de “magister” no Politécnico do – enfim, ufa! – J. Costa.

Ou então, Fernando Ruas vence a contenda e magnânimo estende a mão tolerante a Gouveia, e concede-lhe o 5º lugar da lista…

 

(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial