Vergonha na cara? — “Quem, eu?”

    Conheci Políticos com maiúsculas. Sem esgotar cito alguns: Salgado Zenha, Adriano Moreira, Maria de Lurdes Pintassilgo, Sá Carneiro, Álvaro Cunhal, Ramalho Eanes, etc. Conheço políticos minúsculos: arnaut, moedas, gaspar, constâncio e maria luís albuquerque, entre outros. Os primeiros, a seu modo e dentro da sua respeitável ideologia – a democracia faz-se de pluralidade… […]

  • 12:01 | Sexta-feira, 04 de Março de 2016
  • Ler em 2 minutos

 
 
Conheci Políticos com maiúsculas. Sem esgotar cito alguns: Salgado Zenha, Adriano Moreira, Maria de Lurdes Pintassilgo, Sá Carneiro, Álvaro Cunhal, Ramalho Eanes, etc.
Conheço políticos minúsculos: arnaut, moedas, gaspar, constâncio e maria luís albuquerque, entre outros.
Os primeiros, a seu modo e dentro da sua respeitável ideologia – a democracia faz-se de pluralidade… –  lutaram pelas suas crenças, sofreram por elas, viveram por elas e pelo seu ideário e para o povo do seu país.
Os segundos lutaram pelos seus interesses pessoais, ganharam com a política, viveram para si próprios, rastejaram perante os macro interesses económicos mundiais em detrimento do seu povo e do seu país, beijaram os pés aos mercados e receberam as recompensas de meninos bem-comportados, aqueles que têm sempre garantido um lugar de topo no quadro de honra da desgraça alheia .
Maria Luís Albuquerque, cadeira ainda quente de ministra, foi a representante do governo português no escandaloso processo Banif que custou mais de 3 mil milhões aos contribuintes. A Withestar Asset Solutions, do grupo Arrows, comprou 300 milhões de crédito em risco do Banif.
A ex-ministra que o vendeu vai agora para sua directora, directora da empresa adquirente desses créditos. Quanto é que a Withestar lucrou com a negociata? Quem lha proporcionou?
Qualquer bocadinho de bom senso levaria a que a ex-ministra não aceitasse ir para uma empresa que teve ligações ao Ministério das Finanças. E, ainda por cima, ligações prejudiciais para o país.”, diz Manuela Ferreira Leite, uma Senhora do PSD.
Eu, pobre tuga esbulhado de direitos após uma vida inteira de trabalho, mais uns milhões de pobres tugas meus semelhantes, nem sabemos o que dizer…
O PSD engrandece-se com atitudes deste teor? É este o PSD renovado – e recém-lixiviado – que Passos Coelho quer novamente vender aos incautos?
Esta gente fia-se num pressuposto básico: Isto vai dar uma semana de bruáá e depois todos se esquecem, porque os tugas são amnésicos, brandos, acríticos e acéfalos, na sua ancha maioria. Agustina tem uma frase catita no seu “Dicionário Imperfeito”:
É coisa nossa esquecer com indolência o que tramamos com ímpeto…”
Hoje é o dia 4 de Março. No dia 11 já ninguém se lembra…
 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial