Ser professor e pagar para trabalhar

  Está Setembro chegado ao fim. Indeciso, este Outono, apresenta-se numa alternância arreliadora de meteorologia diferente daquela a que sempre nos habituáramos. A Natureza fartou-se de ser abusada e começa a reagir, de forma tão imprevisível que nos deixa num desconcerto. Não tardará um decénio que não façamos praia em Novembro ou Janeiro e, em […]

  • 10:29 | Terça-feira, 30 de Setembro de 2014
  • Ler em 2 minutos

 
Está Setembro chegado ao fim. Indeciso, este Outono, apresenta-se numa alternância arreliadora de meteorologia diferente daquela a que sempre nos habituáramos. A Natureza fartou-se de ser abusada e começa a reagir, de forma tão imprevisível que nos deixa num desconcerto. Não tardará um decénio que não façamos praia em Novembro ou Janeiro e, em Julho, Agosto durmamos com o cobertor de “papa” nas nossas camas…
Ontem, por acasos do destino, encontrei uma ex-aluna do Instituto. Fico sempre contente com estes encontros e com o desfiar de memórias de há duas décadas. Depois do irreprimível abraço, a sadia curiosidade de quem cuida no futuro dos seus discentes-amigos (e são, felizmente tantos!). “Depois da licenciatura, fiz o meu mestrado na UA e o doutoramento na U de Salamanca…” e depois? perguntei satisfeito. ” Casei. Com o Y que também foi seu aluno. Temos 3 raparigas e um rapaz. Vivemos perto de Seia. Tenho andado estes anos todos de Ceca para Meca e ele igual. Temos anos que não ganhamos para as viagens nem para as rendas de alojamento. Mas persistimos. Somos professores por gosto, não por recurso. Este ano fui colocada a 210 quilómetros de casa. O horário não é bom. Saio de casa todos os dias às 06H30. Deixo os meus filhos ao avô que os vai levar ao Jardim e à Escola e faço-me à estrada. Chego às 09H30. Almoço na cantina. Aproveito os tempos livres para trabalhar na biblioteca. Saio por volta das 17H30, em geral. Faço-me à estrada. Chego a casa por volta das 20, 20H30. Vou buscar a pequenada, fazer o jantar, estudar com eles, brincar, falar. Às 22H00 estamos todos a “nanar”…” E o Y, arrisquei? “Foi colocado em Bragança, alugou um quarto, vem à 6ª feira. Temos o sábado e o domingo todo para nós e para os filhos.” E como consegue essa jovialidade toda? ” Não podemos desistir e deprimir não é solução. A única coisa que me custa é que depois de ser colocada a 210 quilómetros de casa, surgiram dois horários completos do meu grupo, um a15, outro a 25 quilómetros…” E quem os vai ocupar? “Não faço ideia! Ao que apurei ainda estão por preencher… e eu a gastar 750 €/mês só em gasóleo, pago para trabalhar…”
Esta é uma realidade do país que temos. De um ministro pouco competente e de um ministério indiligente. De um governo alheio a todas as realidades humanas e sociais que não consegue fazer nada de jeito ou bem feito. Seja em que sector for. Um ministro que pede perdão com a boca e asfixia com as mãos. Um ex-maoísta convertido que era bom a escrever em blogues o oposto do que fez na prática governativa… Uma calamidade. Mais uma, porque um medíocre como Passos Coelho só de sofríveis se consegue rodear…
 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial