Portugal é uma “democracia fraca”. Vamos à democracia directa?

  Cada vez é maior a crise de liderança dos partidos políticos. Os casos de António José Seguro, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, entre dezenas, são dela modelar exemplo. Com maus generais não há boas tropas. E isso reflecte-se danosamente nas nédias minorias fazedoras de política em Portugal. Em simultâneo, não só a qualidade […]

  • 9:41 | Domingo, 28 de Agosto de 2016
  • Ler em 2 minutos

 
Cada vez é maior a crise de liderança dos partidos políticos. Os casos de António José Seguro, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, entre dezenas, são dela modelar exemplo. Com maus generais não há boas tropas. E isso reflecte-se danosamente nas nédias minorias fazedoras de política em Portugal.
Em simultâneo, não só a qualidade intelectual e “profissional” dos nossos deputados, em geral, aliada a um “passado sem passado” que não o das tropelias nos botecos das jotas, faz deles alvo de uma desprezível opinião da grande maioria dos portugueses, dos quais 93% afirma não ter confiança nos partidos políticos e mais de 50% expressa desilusão e desconfiança acerca da democracia em Portugal. O que é gravíssimo…
E isto porque, grosso modo, não se confirma no terreno o que Péricles (431 a.C.) pensou acerca da incipiente democracia como “a administração do Estado no interesse do povo”.
As lideranças são débeis (ou serviçalmente enganadoras) e os valores estão em crise. Ou em baixa. Ou nem sequer existem. Ainda assim, segundo o Index da Democracia – 2015, medidos o pluralismo, as liberdades civis e a cultura política, nos primeiros 20 países, os de democracia plena – Portugal é uma democracia fraca situado em 33º lugar – só 5 países não são europeus, sendo 13 do norte da Europa e 2 do sul.
Interessante ponto para alargadíssima reflexão…
Por isto e face ao descrédito crescente da democracia representativa, até que ponto a democracia directa não poderá ser uma resposta a esta consolidada crise? Talvez o fraco grau de cidadania em Portugal seja disso obstativo; talvez o progressivo desencanto dos mais jovens adie a emergência das comunidades políticas e a sua capacidade de ter voz em temas políticos decisivos, com a sua votação directa em referendos. Talvez…
…Talvez tenhamos que aceitar como uma fatalidade o reinado dos medíocres, não empenhados no “interesse do povo”, mas sim encarniçados no seu interesse pessoal e ao serviço dos interesses neo-liberais e sua escalada de “privatizações de serviços públicos, desregulação económica, liberalização do mercado de trabalho, destruição de direitos sociais e demonização do Estado”, como bem lembrava J. Vítor Malheiros, na sua crónica (“Público”).
 
 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial