Porque hoje faço muitos anos…

Acabei há minutos de aniversariar, penso eu… O momento em que o ano, o meu (annus) muda (versus). Ontem escrevi sobre o despotismo do tempo. Hoje sobre mais um ano que cai (um ano nunca se levanta, cai, logo é negativo).É bom fazer anos. Ainda por cá andamos. É mau fazer anos, ficamos mais velhos. A minha Mãe deixou de fazer anos aos cinquenta e poucos. O que não a impediu de se finar quase três décadas mais tarde.

  • 0:08 | Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2014
  • Ler em 3 minutos

Acabei há minutos de aniversariar, penso eu… O momento em que o ano, o meu (annus) muda (versus).
Ontem escrevi sobre o despotismo do tempo. Hoje sobre mais um ano que cai (um ano nunca se levanta, cai, logo é negativo).É bom fazer anos. Ainda por cá andamos. É mau fazer anos, ficamos mais velhos. A minha Mãe deixou de fazer anos aos cinquenta e poucos. O que não a impediu de se finar quase três décadas mais tarde.
Ser velho não tem nada de bom. Senescente é o que envelhece e fica senil. A senectude é a idade avançada. “Este país não é para velhos”, escreveu Cormac McCarthy (mas também não é para novos). Este país, se isso nos consola, começa a ser apenas para uma elite comanditada pelos políticos partidários que governam.
Outrora, o idoso aceitava a irrefragável decisão do descendente mais velho: ia até à beira do barranco onde seria lançado fora, ou era deixado à beira de um cerro para ser devorado pelos lobos ou pelo frio. Bárbara tradição passada de geração em geração. Hoje somos muito mais civilizados, deixamos os nossos idosos, a nossa ascendência finar-se abandonada e sozinha em casa. Geralmente os vizinhos ou o merceeiro dão pela falta seis meses depois.
Envelhecer com dignidade é talvez uma das mais épicas tarefas do Homem. Quando a vitalidade escasseia e a degenerescência celular nos toma, tornamo-nos vítimas do implacável tempo, da sua inexorabilidade e de uma sociedade onde não prestamos para nada. Roth escreve-o; Coetzee escreve-o; Bellow escreve-o; Virgílio Ferreira escreve-o…
Ninguém fica como o vinho do Porto. Isso é uma treta cínica inventada por um optimista que se suicidou aos 40… Tudo piora; por vezes, e por uma curta sincronia, a maturidade atinge sua culminância para, e depois, escorregar encosta abaixo. Um pouco de Sísifo, como Camus tão bem reportou.
Hoje, o facebook pergunta-nos a data do nascimento e depois conta a toda a gente. E toda a gente nos diz: “Olá, Parabéns!” E isso é fixe. Ilusoriamente fixe, claro! Mas não vivemos nós nesse tipo de mundo? Mendicantes do afago?
O net-pronto-a-vestir que todos consultamos com maior ou menor regularidade (wiki, infos pedias, etc) tem fórmulas para tudo. Até mensagens de parabéns para os menos imaginosos e mais dados à economia do plágio: Leiam algumas e escolham:
1. Brilha mais teu formoso rosto do que as velas da riquísima torta que nos fazes cada ano. Feliz aniversário.
2. Ser jovem é um privilégio; ser formosa, um patrimônio; ser encantadora, tua melhor virtude.
3. Confesso que hoje não consigo expressar toda minha alegria, simplesmente pelo facto de saber que nesta data tão maravilhosa você está muito mais feliz. Que Deus ilumine todos os dias da sua vida, abençoando seu aniversário!
4. Deus fez os abismos para que o homem compreendesse as montanhas. Fez o fogo para que o homem valorizasse as águas. E fez você para que com Ele, descobrisse a vida que há pela sua frente e encontrasse a felicidade. Portanto, seja feliz!
5. A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. Feliz Aniversário!
6.Que sua vida seja tão iluminada quanto as estrelas no céu e que você possa absorver o brilho delas em cada momento da sua vida.
7.A lágrima dura por uma noite, as alegrias chegam com o sol da manhã. Parabéns por esse seu aniversário. Com carinho.
8.No seu aniversário tomara que chova… presentes, alegrias, felicidades, amizades e muitas realizações.
9.Nunca deixe que as tristezas do ontem, as preocupações com o amanhã, estraguem a felicidade do seu dia de hoje!
10.Bisavô, é tão grande a alegria por tê-lo junto a nós, que nem temos palavras suficientes para traduzi-la. Estas flores falam por nós.
Ora aqui estão dez fórmulas mágicas. Escolha a que se me adequa. Talvez a última…
Haja alegria, coza o forno e como o meu Pai era metódico e organizado aqui vos deixo a prova de que mal nasci comecei logo a dar despesa… 926$30 !

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial