Para lá do Marão…

  É curioso rodar na A24 ao domingo… De Viseu a Vila Real, nos aproximadamente 100 quilómetros de auto-estrada, são raros os automobilistas a circular. Contam-se pelas duas mãos. De facto, hoje, este trajecto cumpre-se num ápice e os 50 minutos escoam-se sem reparar. Mas não há bela sem senão. Gastam-se na ida e volta […]

  • 23:07 | Domingo, 08 de Junho de 2014
  • Ler em < 1

 
É curioso rodar na A24 ao domingo…
De Viseu a Vila Real, nos aproximadamente 100 quilómetros de auto-estrada, são raros os automobilistas a circular. Contam-se pelas duas mãos.
De facto, hoje, este trajecto cumpre-se num ápice e os 50 minutos escoam-se sem reparar.
Mas não há bela sem senão. Gastam-se na ida e volta 12 litros de combustível e pagam-se aproximadamente 15 euros de portagens. E tal, provavelmente, explica tudo.  Falta de movimento, inclusive.
O Estado cobrador de impostos é omnipresente. As concessões das ex-scuts nunca foram uma história limpamente contada. Mas não há histórias limpas, vindas dos nossos sucessivos governos, pois não?
Certo é que temos uma rede rodoviária de fazer inveja à maioria dos países mundiais. Pena é que não tenhamos dinheiro para circular nelas, dinheiro para “gasoil”, dinheiro para portagens, etc.
Hoje ir de Viseu a Vila Real e voltar custa perto de 30€. 15 de combustível e 15 de portagens. Sem contar com os outros desgastes…
Impensável, este gasto, para a maioria dos cidadãos. Passar um domingo com familiares residentes a 100 quilómetros de distância é um luxo ao alcance de poucas bolsas.
Qualquer dia, coisa só para sibaritas…

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial