Este vil ser humano…

Lembro-me das parangonas de um jornal desportivo italiano, há umas décadas, que acerca de um evento desportivo – uma corrida de fórmula I – onde o público em massa tinha derrubado as vedações para entrar no circuito, referia em primeira página: “Mais de 5 mil entraram à portuguesa!”

  • 13:14 | Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2021
  • Ler em < 1

Se na Rússia a pancada e as detenções caem mais fortes que a neve – a democracia do Sr. Putin a funcionar em pleno – no Brasil os adeptos do futebol, com a inabalável fé na bola, fazem manguitos ao COVID e festejam as vitórias como se fosse Carnaval no sambómetro. Tudo ao monte e fé em Deus.

Talvez a amplitude térmica o justifique. Dos -42º da Sibéria, às avenidas do Rio de Janeiro, a +40º… vai uma diferença que a uns dá para a pancada a outras para a folia. Por diferentes motivos, em comum, ambas podem ser mortíferas.

Nos inenarráveis e sempre surpreendentes EUA, um fiel seguidor de Trump, membro da QAnon, Jitarth Jadeja, pediu desculpa em directo ao jornalista da CNN Anderson Cooper por ter acreditado que ele era adorador de Satanás, bebia o sangue de crianças e comia bébés, conforme houvera sido induzido a pensar pelos “lavagens cerebrais” de diabolização feitos pelos cabecilhas da seita.

 


Já quase nada nos espanta. Nem tão pouco as chico-espertices lusitanas para contornar as normas de administração das vacinas contra a Covid 19…

Elas são entregues em muitas instituições, nomeadamente lares e outros, organismos públicos e similares, onde nem sempre prevalecerão as desejadas práticas e onde há sempre um amigo, um “padrinho”, um parceiro de negócios, um familiar… que pode vir a beneficiar antes do tempo da sua salvífica picada.

Lembro-me das parangonas de um jornal desportivo italiano, há umas décadas, que acerca de um evento desportivo – uma corrida de fórmula I – onde o público em massa tinha derrubado as vedações para entrar no circuito, referia em primeira página:

“Mais de 5 mil entraram à portuguesa!”

Eles lá sabiam porquê.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial