Cadê o CDS Viseu?

Hélder Amaral, o histórico rosto local, bem pode afirmar, sem sorrir: “Après moi, le déluge…” E de facto, se este país não é para velhos, a política não é para meninos.

  • 12:13 | Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020
  • Ler em 2 minutos

A democracia plena exerce-se, também, com a dinâmica vitalidade das plurais forças políticas.

Quanto mais amplo for o espectro partidário, nas suas semelhanças e diferenças, mais se alarga para o cidadão o leque das possíveis opções.

As diferenças não são nunca um funil de estreitamento, antes uma riqueza a acalentar.

Na nossa História recente tivemos quase meio século de partido único, ao qual a democracia pôs fim. Felizmente.

Em Viseu, este meio final de ano de 2020 quase foi fatal para o CDS-PP. Hoje, já nem sabemos se ainda existe e com quais estruturas partidárias.

Hélder Amaral, o histórico rosto local, bem pode afirmar, sem sorrir: “Après moi, le déluge…” E de facto, se este país não é para velhos, a política não é para meninos.

A Hélder Amaral sucedeu Francisco Mendes da Silva, depois de rija e salutar contenda com Paulo Duarte. Ao fim de uns meses de exercício de presidente da distrital renunciou ao mandato pelo qual tanto tinha lutado e tanto desejo mostrara.

Antes dele, renunciaram os vices da distrital, renunciou o presidente da concelhia. Estas renúncias não devem ter sido opção fácil para Jorge Azevedo, Cristiano Coelho, Carlos Cunha. Provavelmente terão tido a única e digna atitude perante, afinal, uma distrital sem líder, órfã, votada à inacção, caída no abandono.

O 2021 que se aproxima traz-nos eleições autárquicas. Se o CDS-PP Viseu não encontrar solução à sua altura e merecimento, deixará de ter condições para se apresentar às urnas nos 24 concelhos do distrito. Eventualidade na qual não acreditamos. Porém o tempo urge e em concreto não se vislumbra nenhuma alternativa concreta.

Provavelmente, Paulo Duarte será a única viável sucessão, mas salvar o partido localmente depois de localmente por ele não ter sido aceite, requer uma capacidade de perdoar tão grande quanto a exigível abnegação para reconstruir, pedra a pedra, aquilo que a indiligência deslumbrada derrubou.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al