A idade do sexo

… porque prometi que hoje não escrevia sobre a Junta de Viseu… O tempo que vivemos é um continuum de invenções surgidas à meteórica velocidade da luz. A toda a hora, em qualquer parte do globo, algo está a ser inventado, reformulado, melhorado, adaptado, inovado. Há porém uma matéria estranhamente conservadora, sempre actual e por […]

  • 0:10 | Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2013
  • Ler em 4 minutos

… porque prometi que hoje não escrevia sobre a Junta de Viseu…

O tempo que vivemos é um continuum de invenções surgidas à meteórica velocidade da luz. A toda a hora, em qualquer parte do globo, algo está a ser inventado, reformulado, melhorado, adaptado, inovado.

Há porém uma matéria estranhamente conservadora, sempre actual e por todos praticada. O sexo. Se há info-excluídos raros serão os sexo-excluídos. E não se gasta… Mas também não se moderniza, actualiza, sendo matéria alheia a up-grades.


O sexo, ou mais especificamente, o acto sexual humano terá mais de 2 milhões de anos. E dizem os estudiosos da “coisa” que já na Idade da Pedra se determinava quem podia “dormir” com quem e o controlo do sexo pela sociedade (e não me refiro aos Flinstones !). E aquele imagem do homem das cavernas a arrastar a mulher pelos cabelos não passa de um mero cliché falocrático, pois está cientificamente provado que já na Idade do Gelo a mulher lutava pela sobrevivência do mesmo modo que o homem. Por isso, quando à mocada, pareceriam dois Pauliteiros de Miranda, pumba-pimba-pimba-pumba.

O trio vermelho“, três jovens enterrados juntos, dois rapazes e uma rapariga, descoberto em 1956 numa aldeia da República Checa, conta 26 mil anos e prova uma execução por crimes sexuais, pois têm os sexos trespassados e mutilados e foram polvilhados de cor ocre. Oscilariam entre 17 e 23 anos e terão sido executados por crimes sexuais desviantes, diz quem sabe…

Terá havido um período de regras sexuais sem restrições? As evidências científicas sugerem que não. Há três milhões de anos, o homem tornado erecto (de torso…) ganhou uma configuração semelhante à de hoje, embora só desde há 26 mil anos os cérebros tenham o mesmo tamanho da actualidade… (e não foi preciso grande esforço). Há 100 mil anos, o homem e a mulher eram já anatomicamente modernos (configuração actual) e faziam amor como fazem hoje (quem diria?).

Ou seja, a oxitocina, antiquíssima, está tudo menos decrépita. Pelo contrário, parecem inundar desde sempre os nossos sistemas. Para os mais incultos, entre os quais me incluo, deixo descrição da preciosa Wikipédia: “A oxitocina é uma hormona produzida pelo hipotálamo e armazenada na hipófise posterior e tem a função de promover as contracções musculares uterinas durante o parto e a ejecção do leite durante a amamentação.” Hum…

Uma poção de amor… chamada com frequência de molécula do amor, a oxitocina está associada à facilitação dos casais em estabelecer uma relação de intimidade e de ligação, juntamente com a dopamina e a norepinefrina. (Eu nunca lhes chamaria estes nomes…). Mas não influenciam apenas a ligação, influenciam também o desejo e excitação sexual, ajudando os homens a manter a erecção durante o acto sexual  –  grandes quantidades de oxitocinas são libertadas enquanto o ser humano se encontra excitado sexualmente, principalmente durante um orgasmo, explicando a sua prevalência após o acto da natural vontade de carinho e meiguice. Ufa… Agora já percebo a conversa das duas adolescentes no Ice: “Estou cá com uma oxitocina! E eu… com uma norepinefrina..!” É só química… e eu a julgar que eram marcas de cerveja holandesa!

Mas dizíamos nós que o ser humano desde muito cedo se apaixonou. Formaram-se casais, mas não foram fiéis. O adultério tem barbas brancas como o Pai Natal. Ora aí está a constância da inconstância. E se isto vos parecer um oxímaro é porque andais a estudar figuras de retórica a mais.

E por falar em figuras, ocorre-nos o Kama Sutra…, esse vetusto texto indiano muito mais actual que o Das Kapital, de Marx e O Livro Vermelho, de Mao.

Escrito por … vou tentar… Vatsyayana Kamasutrum, no início do século IV, destinava-se à nobreza (elitismos à parte, precisariam destas instruções que o Povo descobria por si só) e visava elevar o espírito do homem na sua trajectória religiosa (nunca faria esta aposta…!) e conduzi-lo ao prazer através de posições eróticas (penso que foi inventado para ultrapassar o tédio daqueles ociosos cortesãos hindus)…

São inúmeras – as posições –  denotando grande imaginação e prática do assunto. O homem de hoje, também nesta matéria, não só não inventou nada como ignora a maior parte das “adequadas” posturas, sempre atarefado, a pensar no trabalhinho, no aumentozinho, no esticar do pré até dia 30, só consegue descarga de dopamina quando espreita a vizinha sueca do lado, em baby doll a dar leite ao gatinho…

Mas as mulheres não são tão desleixadas e um estudo feito pela revista “Vila Mulher” (creio que é brasileira, né?) aponta as 10 posições por “elas” preferidas, a saber:

Tigre Branco (amantes de BD e Kung Fu)

Tigre e o Dragão (estilo Jardim Zoológico)

Ascendente (bom para alpinistas)

Cadeado (com gangues da Ribeira)

Le bateau îvre (para boémios Rive Gauche e eruditos Rimbaudianos)

Abertura ampla (militantes do PSD)

La bombe à retardement (activistas russos)

Posição de lótus ( estudantes de botânica)

União suspensa (preferida do Paulo Portas)

C’est si bon (degustada por enólogos do Dão).

Um provérbio da Antiguidade dizia:

O banho, o vinho e Vénus usam o corpo, mas são a verdadeira vida.”

Os gregos e os romanos sabiam da “poda” e a Antiguidade terá sido o éden da não-repressão, não tendo ainda o cristianismo introduzido o remorso do pecado no fruto proibido.

Sexo… sol e lua, Yang e Yin, espírito e alma, fogo e água, a consciência e o inconsciente, tudo indica, através do sexo, a dualidade do ser, a sua bipolaridade, a sua tensão interna. A união sexual simboliza a busca de unidade (Hermes + Afrodite / Eros e Tanatos) o apaziguamento da tensão (explicação para andarmos tão irritadiços), realização plena do ser (Era da Frustração).

Mas para fechar “esta coisa” que a parlenda já vai longa (saltámos por  aí fora imensas sincronias desta inesgotável diacronia; ainda escrevo um livro!) e nisto de sexo, nunca mais acaba (ao contrário do acto), ainda há quem reitere que melhor do que falar sobre ele é praticá-lo…, neste domínio o homem reprimiu-se, criou tabus, regrediu.

A tecnologia ainda não trouxe nada de novo (o Viagra, a contracepção…) e quase todos aguardamos com impaciência o “sexo virtual”, aquele dos orgasmos cósmicos, sentado ao computador, com uma mantinha sobre os joelhos, a ouvir a Oratória de Bach e a intervalar com uma leiturazinha do trespassado Álvaro de Campos, um soneto da Natália Correia (pode ser o do deputado Morgado, de Lamego), de uma Canção do A. Botto, do Sexus, de H. Miller ou de As Ligações Perigosas, de C. de Laclos…

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial