A grandeza do Grupo Lena, ex-proprietário do Jornal do Centro

  Vieram a lume novas (?) notícias sobre a “Operação Marquês”. Segundo elas, Joaquim Barroca, um dos administradores e donos do Grupo Lena, “terá sido o autor das várias transferências para as contas bancárias de Carlos Santos Silva, na Suíça”. Ler aqui… Outro diário refere que o Grupo Lena teve diversos concursos adjudicados no âmbito […]

  • 16:06 | Quarta-feira, 04 de Março de 2015
  • Ler em 2 minutos

 
Vieram a lume novas (?) notícias sobre a “Operação Marquês”.
Segundo elas, Joaquim Barroca, um dos administradores e donos do Grupo Lena, “terá sido o autor das várias transferências para as contas bancárias de Carlos Santos Silva, na Suíça”.
Ler aqui…
Outro diário refere que o Grupo Lena teve diversos concursos adjudicados no âmbito do Parque Escolar e PPP Rodoviárias.
Ler aqui…
e  ainda aqui…
 
Entretanto e por mera associação de ideias, sem qualquer nexo causal ou de efeito para além disso, ocorreu-nos  quão pequeno é o mundo, recordando aqui aquele dia de Junho de 2011, aquando da aquisição pela quantia simbólica de 1 Euro, da empresa detentora do Jornal do Centro, nas instalações do Grupo Lena Comunicações, em Leiria, legalmente representado por Francisco Manuel Gameiro Rebelo dos Santos e Ângela Gil. Estávamos lá.
O mesmo Francisco Manuel Gameiro Rebelo dos Santos que em 21/01/2014 compra 20% do mesmo jornal à massa falida de O Centro – Produção e Edição de Conteúdos, Lda, (?) ora propriedade de um empresário da cidade.
Recorde-se que aquele, residente em Leiria, entre outras empresas, era à data sócio-gerente da Bom Senso Edições e Aconselhamento do Mercado, Lda.; presidente do conselho de administração de Mais Um Século, SA; vogal do conselho de administração da Lena Comunicações, SGPS; vogal do conselho de administração do LEIRIAPONTOCOM, SA; gerente da Empresa Jornalística Região de Leiria, Lda.; gerente do Media On Comunicação Social, Lda.; gerente do Editorial Jornal da Bairrada, Lda., e ainda vogal do conselho de administração da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. Em suma, um homem influente da comunicação social regional e nacional, com ligações também do passado ou ainda presente ao Jornal i. Logo, uma mais-valia para Viseu e para a Informação local.
Os outros dois sócios da Legenda Transparente, Lda., actual empresa detentora do título, são o empresário João Rebelo Cota, presidente da direcção do CERV, presidente da assembleia-geral da AIRV, presidente do conselho-geral do IPV e vice-presidente da assembleia municipal de Viseu, pelo PSD e o número dois da vereação socialista na CMV, João Paulo Rebelo, que terão comprado o título — não a empresa falida — por uma referida quantia em torno das três dezenas de milhares de euros, que terá sido natural e integralmente liquidada à massa falida da empresa insolvente, pensamos nós.
O mundo empresarial é complicado e não é para todos. Estas vendas e estas compras têm o seu quê de sui generis, principalmente quando vendedores de anteontem, de 100%, por 1 €, se tornam compradores de ontem, de 20%, por 6.000,00 € (?), ou seja seis mil vezes mais e por apenas 1/5.
Esta valorização e interesse dizem-nos que a nossa direcção daquele órgão de comunicação social, apesar da má gerência a que fomos sujeitos e totalmente alheios, o tornou bastante apetecível e muito valorizado.
Mas isto são assuntos que não têm destaque nem relevo. Apenas bizarrias do mundo árduo e difícil dos negócios. E só nos ocorreu por tanto se ouvir hoje falar no reputado Grupo Lena, uma das empresas âncora (como agora se diz) da região de Leiria.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial