O “CRUZEIRO VERMELHO” – UMA CRUZ NOS QUATRO CAMINHOS

Chamam-lhe “Cruzeiro vermelho” a esta cruz de encruzilhada, ali fincada, lá onde as Terras do Demo têm a primeira linha de fronteira para quem sobe, vindo de Ocidente, para as planuras da Nave e da Lapa. Já ninguém sabe quem ali a plantou. Talvez a Irmandade das Almas que sedeava na Igreja do Castelo, nesse […]

  • 12:10 | Segunda-feira, 10 de Outubro de 2016
  • Ler em 2 minutos

Chamam-lhe “Cruzeiro vermelho” a esta cruz de encruzilhada, ali fincada, lá onde as Terras do Demo têm a primeira linha de fronteira para quem sobe, vindo de Ocidente, para as planuras da Nave e da Lapa.

Já ninguém sabe quem ali a plantou. Talvez a Irmandade das Almas que sedeava na Igreja do Castelo, nesse território de legenda que é Ferreira de Aves, onde pode ver-se ainda, numa capela lateral, a figuração de umas “Alminhas” enobrecendo a talha do retábulo.

Ali, onde pousa, viam-na, a cruz, de longe, os caminhantes. Lavradores da arada, mateiros buscando lenhas de inverno, pastores, pobres de pedir, caçadores, almocreves, recoveiros, volframistas, romeiros da Lapa e os feirantes que desciam à Feira de Lamas, nomeada. Passavam, tiravam o chapéu e faziam silêncio pelo curto tempo de um Padre-Nosso rezado na pressa da jornada. Em tempos houve ali um cofrezinho. Desapareceu porque por ali eram avaras as moedas. Mediam-se antes rasas de pão para pagar votos. E também se davam voltas de joelhos nas capelas.


Aquilino Ribeiro cuja vida foi peregrinação, como a nossa é, nem sempre tão maus os caminhos, conheceu esta cruzinha. E talvez seja a esta que ele lembra quando fala das “cruzes de homem morto” que pontuavam caminhos de suas andanças. António Malhadas, o sagaz almocreve Malhadinhas passava sempre ali quando descia à Feira de Lamas. Passou ali no dia em que deixou Brízida em cuidados, que ela bem sabia que ele ia enfrentar o Tenente da Cruz.

Frei Joaquim Santa Rosa de Viterbo transitava também por esse caminho. E os outros fradinhos do Convento da Fraga em sua procura de esmolas. Era ali encruzilhada, mas em seu tempo a cruz não havia ainda sido implantada.

Um dia, já nem se sabe quando, alguém pintou de vermelho vivo, a antiga pedra lavrada. E sempre que o sol queima o brilho da pintura alguém aparece, não sei se por devoção, não sei se por acto solidário, já que o cruzeiro é sempre marco de viagem, continua guia de romeiro, siga ele a pé, como os primeiros, ou passe agora com a pressa de seus cavalos a motor, e esse humílimo cristão acende de novo, como se de luzeiro se tratasse, o vermelhão que logo descobre ao longe quem quer que ali passe, nessa cruz de quatro caminhos. Uma cruz branca florindo agora como esperança.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Cultura