Banda desenhada na investigação é mote para evento internacional na Universidade de Coimbra

Durante três dias, cerca de 30 investigadores e artistas, com formação em ciências naturais, sociais e humanas, provenientes de 15 países, vão estar em Coimbra para discutir a banda desenhada como prática de investigação e de divulgação de ciência.

Tópico(s) Artigo

  • 12:33 | Sexta-feira, 19 de Junho de 2026
  • Ler em 2 minutos

Na próxima semana, entre 22 e 24, a Universidade de Coimbra (UC) vai acolher o evento formativo Prática e Investigação em Banda Desenhada: Metodologias.

Durante três dias, cerca de 30 investigadores e artistas, com formação em ciências naturais, sociais e humanas, provenientes de 15 países, vão estar em Coimbra para discutir a banda desenhada como prática de investigação e de divulgação de ciência.

Organizada no âmbito da rede COS-MICs – Banda Desenhada e Ciências através da Investigação e Colaboração Multidisciplinares, através do grupo de trabalho Perspetivas do desenho: prática e investigação a partir da Banda Desenhada, a atividade formativa vai decorrer no Student Hub (Polo I da UC).


 

Na quarta-feira, 24, há uma sessão aberta ao público, a partir das 17h00. Nesta sessão, vão ser apresentados os trabalhos de banda desenhada desenvolvidos em cocriação durante o evento.  Os trabalhos finais desenvolvidos pelos participantes vão ser ainda exibidos durante a 13.ª edição da CONFIA – Conferência Internacional de Ilustração e Animação que vai decorrer em Coimbra, entre 25 e 26 de junho.

O programa vai contar ainda com sessões teóricas dedicadas à criação e cocriação de banda desenhada, mas é, sobretudo, prático, juntando artistas e investigadores de diferentes áreas do conhecimento.Duas semanas antes, foi realizada uma sessão em formato virtual, que incluiu a apresentação dos participantes, na qual demos a conhecer a proposta para os grupos com o objetivo dos participantes se conhecerem melhor e terem a possibilidade de se organizarem no método de trabalho”, explica o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Investigação e Diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, João Ramalho-Santos.

Longe de ser apenas uma forma de entretenimento ou um instrumento para aumentar a acessibilidade a informação, através da combinação entre elementos visuais e verbais “a banda desenhada, acrescenta-se a si própria enquanto método e prática científica, seja a inovar no modo como comunicar conceitos e temas complexos, seja a refletir e a impulsionar para novas formas de nos relacionarmos com o mundo”, explica a investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC e cocoordenadora da rede COS-MICs, Anabela Marisa Azul

 

A escola Prática e Investigação em Banda Desenhada: Metodologias é coorganizada por Anabela Marisa Azul e João Ramalho-Santos; pela artista chilena, Francisca Cárcamo Rojas; pelo artista e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, Hugo Almeida; e pela coordenadora da COS-MICs e investigadora da Universidade Clermont Auvergne, Virginie Giuliana.

 

A rede COS-MICs é financiada pelo COST (European Cooperation in Science and Technology).

 

 

 

 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora
4