Quinta do Crasto Touriga Nacional Tinto 2020 o melhor do ano entre mais de 1300 referências

Um vinho sedutor que termina longo, fresco e persistente revelando um grande potencial de envelhecimento, tendo-se destacado entre mais de 1300 referências nacionais pela sua complexidade e equilíbrio.

Tópico(s) Artigo

  • 12:17 | Quarta-feira, 21 de Maio de 2025
  • Ler em 2 minutos

O título de Melhor Vinho do Ano de 2025 foi atribuído na 12ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal e foi conquistado pelo Quinta do Crasto – Touriga Nacional – Tinto 2020, da Região do Douro.

É um vinho de cor profunda, quase opaca, com reflexos violáceos intensos, revela no nariz uma extraordinária frescura e intensidade aromática onde se destacam notas florais de violeta e flores silvestres, equilibradas por aromas de frutas silvestres do Douro. Na boca seduz imediatamente pela sua elegância, evoluindo para um vinho de estrutura robusta composta por taninos sedosos, frescos e muito bem integrados. Um vinho sedutor que termina longo, fresco e persistente revelando um grande potencial de envelhecimento, tendo-se destacado entre mais de 1300 referências nacionais pela sua complexidade e equilíbrio.

Para além da distinção máxima de Melhor do Ano de 2025, o Quinta do Crasto – Touriga Nacional – Tinto 2020 arrecadou também o prémio de Melhor do Ano Varietal Tinto de 2025, reforçando a sua excelência na avaliação feita por um painel de jurados de renome nacional e internacional.

Entre as 1300 referências de vinho inscritas, foram atribuídas 356 medalhas, entre as quais 33 medalhas na categoria de Grande Ouro, 65 de Ouro e 258 de Prata.


A lista completa de premiados pode ser consultada no site do Concurso Vinhos de Portugal em:  https://concursovinhosdeportugal.pt/.

 

A 12ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal contou com a avaliação criteriosa do Grande Júri constituído por Bento Amaral, Dirceu Júnior MW, Evan Goldstein MS, Luís Lopes, Manuel Lobo de Vasconcellos e Kenichi Ohashi MW e de um Júri Regular composto por 155 especialistas nacionais e internacionais, incluindo enólogos, sommeliers, jornalistas e wine educators.

Como habitual, os vinhos distinguidos com medalhas de Grande Ouro e Ouro terão presença garantida nos eventos internacionais organizados pela ViniPortugal ao longo do ano, reforçando o papel do Concurso como uma das mais importantes plataformas de valorização e promoção do vinho português além-fronteiras.

O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias partilham experiências entre si.  A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto país de excelência na produção de vinho.

 

 

 

Sobre a ViniPortugal

A ViniPortugal é a Associação Interprofissional do Vinho. Tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. São associados da ViniPortugal nove associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE, AEVP e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas).

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora