Wine Paris 2026: o epicentro global de influência para vinhos e bebidas espirituosas

A dinâmica de negócios traduziu-se em 25.958 reuniões pré-agendadas através da plataforma de business matching – um aumento de 28% – e num crescimento de 20% na presença de principais compradores. Ao longo de três dias, 112.462 profissionais do setor cruzaram-se nos pavilhões da feira, refletindo a densidade excecional do seu ecossistema.

Tópico(s) Artigo

  • 17:05 | Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
  • Ler em 3 minutos

A Wine Paris 2026 afirmou-se como o centro global de influência para vinhos e bebidas espirituosas, estando agora aberta a todas as categorias de bebidas.

Ponto de encontro de presenças e de influência, o evento reforça o seu papel estruturante no setor à escala internacional. Com 63.541 visitantes profissionais provenientes de 169 países, dos quais 51% internacionais – um aumento de 20,75% – e 6.537 expositores de 63 países (51% internacionais), representando um crescimento de 20%, a edição de 2026 confirma a crescente projeção global do evento.
«A Wine Paris 2026 reafirma o seu papel central para a indústria global das bebidas. Enquanto mercado, plataforma de influência e espaço de diálogo, o evento tornou-se um ponto de encontro estruturante para apoiar as transformações do setor e contribuir para moldar o seu futuro», afirmou Nicolas Cuissard, Diretor de Wine Paris.

O PRINCIPAL MERCADO GLOBAL PARA O SETOR

Num contexto económico desafiante, marcado pela imprevisibilidade dos mercados e por tensões comerciais, a Wine Paris posicionou-se, mais do que nunca, como o local e o momento onde convergem oportunidades de negócio à escala global.


A dinâmica de negócios traduziu-se em 25.958 reuniões pré-agendadas através da plataforma de business matching – um aumento de 28% – e num crescimento de 20% na presença de principais compradores. Ao longo de três dias, 112.462 profissionais do setor cruzaram-se nos pavilhões da feira, refletindo a densidade excecional do seu ecossistema.

Produtores, comerciantes, importadores, distribuidores e compradores internacionais encontraram na Wine Paris um ponto de convergência único para o desenvolvimento de negócios. O compromisso renovado dos principais operadores do setor, aliado à chegada de novos expositores internacionais, reforça ainda mais a crescente atratividade do evento.

Todas as categorias de bebidas estão agora estruturadas no ecossistema desenvolvido pela Vinexposium – vinhos, bebidas espirituosas, cervejas, sidras, cocktails, RTD (ready-to-drink) e bebidas com baixo ou sem teor alcoólico – refletindo a evolução dos padrões de consumo e das dinâmicas de mercado.

UMA PLATAFORMA DE INFLUÊNCIA ACOMPANHADA POR DECISORES ECONÓMICOS E POLÍTICOS

A crescente importância das questões geoeconómicas e das evoluções sociais resultou num programa de conteúdos reforçado.

Três mesas-redondas foram especialmente dedicadas aos acordos de livre comércio recentemente concluídos entre a União Europeia e o Mercosul, por um lado, e entre a União Europeia e a Índia, por outro, bem como às tarifas norte-americanas e às mais amplas tensões comerciais internacionais.

Através do programa Academy, o evento apresentou 239 sessões ao longo de três dias – conferências, mesas-redondas e masterclasses – com foco em inovação, estratégias de marca, tendências de consumo, mixologia, dinâmicas de mercados emergentes e desenvolvimento de bebidas com baixo ou sem teor alcoólico.

 

 

Inovação este ano de 2026, o Be Spirits Stage e o Be No Stage introduziram programas de conteúdos dedicados, centrados, respetivamente, em bebidas espirituosas e alternativas sem álcool, aumentando a clareza e a especialização da oferta.

Estas discussões reforçaram o papel do evento como um fórum internacional de reflexão, onde análise económica, estratégias de adaptação e perspetivas futuras são debatidas abertamente.

Com 1.894 representantes dos media provenientes de 49 países – 57% internacionais – um aumento de 25%, a Wine Paris demonstra o alcance global dos debates e das dinâmicas do setor que ocorrem no evento.

 

BE SPIRITS E BE NO: PILARES CHAVE DO ECOSSISTEMA VINEXPOSIUM

O sucesso contínuo do Be Spirits e o lançamento do Be No ilustram a capacidade da Wine Paris de apoiar as transformações estruturais do mercado por meio de formatos claramente identificados e sustentáveis. Ambos consolidam ainda mais o seu papel de longo prazo no portfólio da Vinexposium.

O Be Spirits reuniu 370 expositores de 39 países (53% internacionais), o que representa um aumento de 28%, com uma forte presença de pavilhões nacionais. O perfil dos visitantes refletiu uma maior internacionalização, a presença marcante dos principais compradores do setor e, pela primeira vez, uma participação significativa de bartenders internacionais, sinalizando uma ampliação do público profissional.

Be No, um novo espaço inteiramente dedicado a alternativas sem álcool, contou com 64 expositores de 13 países e apresentou mais de 250 marcas numa área de provas livres com grande afluência.

«Em sete anos de existência, nunca tivemos a oportunidade de conhecer tantas pessoas de países tão diversos – incluindo a Indonésia, a Argentina e o Canadá – num período de tempo tão curto. O evento funciona como uma verdadeira loja única, permitindo-nos apresentar a nossa marca internacionalmente e encontrar potenciais distribuidores de todo o mundo num só lugar», afirmou Ian Thomson, Fundador da Thomson & Scott Naughty (United Kingdom).

VEMOS-NOS EM FEVEREIRO DE 2027

A Wine Paris regressará de 15 a 17 de fevereiro de 2027, com a ambição de continuar a reforçar a sua dinâmica internacional, apoiar as transformações do mercado e consolidar o seu papel como plataforma de referência global.

«Num mundo em rápida mudança, o setor precisa de espaços capazes de conjugar comércio, influência e reflexão coletiva. A Wine Paris afirmou-se como essa plataforma global, reunindo atores económicos, institucionais e políticos para construir o futuro dos vinhos e das bebidas espirituosas. A edição de 2026 representa um passo decisivo nesta trajetória», concluiu Rodolphe Lameyse, CEO de Vinexposium.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora
4