Web Summit: Portal da Queixa sobe ao palco Growth dia 4 de novembro

Surgiu como um projeto independente, inovador e pioneiro em Portugal, que veio mudar o paradigma das reclamações e potenciar a partilha de experiências entre consumidores, ser um marketplace de reputação de marcas e, ainda, fomentar a literacia digital no ecossistema do consumo

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  • 12:59 | Terça-feira, 02 de Novembro de 2021
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A CEO do Portal da Queixa e Co-Founder da Consumers Trust, Sónia Lage Lourenço, vai subir ao palco Growth da Web Summit. No maior evento tecnológico da Europa, a líder da operação Consumers Trust em Portugal, vai falar de um projeto que cresceu e se transformou na maior plataforma de consumidores da Europa, com mais de 160 milhões de visitas em todo o mundo. A Consumers Trust está já presente em quatro países: Portugal, Espanha, França e África do Sul.

Um bolo de chocolate estragado gerou uma reclamação. Da reclamação, surge a ideia de criar uma plataforma online onde os consumidores portugueses pudessem partilhar as suas experiências de consumo. Nascia assim, em 2009, o Portal da Queixa com a missão de fazer a ponte na comunicação entre os consumidores e as marcas. “De uma reclamação a 160 milhões de visitas online em todo o mundo” (“From a complaint to 160 million of visits worldwide”) é a história que Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa by Consumers Trust, vai contar no dia 4 de novembro, pelas 10h30, no palco Growth da Web Summit.

O Portal da Queixa é a maior rede social de consumidores de Portugal, sendo uma referência nacional em matéria de consumo. A plataforma em Portugal, conta com mais de um milhão de utilizadores registados e com a adesão de mais de dez mil marcas e entidades públicas.

Surgiu como um projeto independente, inovador e pioneiro em Portugal, que veio mudar o paradigma das reclamações e potenciar a partilha de experiências entre consumidores, ser um marketplace de reputação de marcas e, ainda, fomentar a literacia digital no ecossistema do consumo.


Hoje, é considerado pelas marcas e pelos consumidores como um facilitador para a resolução de problemas, tendo como assinatura: “Do Problema à Solução!”

A maioria das pessoas procura a plataforma para comparar marcas com base no Índice de Satisfação. Mais de 90% dos visitantes do Portal da Queixa, não efetua uma reclamação, pesquisa informações sobre uma marca ou serviço, antes de procederem à decisão da compra.

O crescimento exponencial e a consolidação do Portal da Queixa como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com Espanha (Libro de Quejas), França (RéclameICI) e África do Sul (Complaints Book), através da marca global: a Consumers Trust, startup tecnológica detentora de um SaaS exclusivo para gestão de reclamações de consumidores, um marketplace global de reputação que classifica as marcas de acordo com o feedback e a confiança de seus clientes.

De referir que, Sónia Lage Lourenço foi nomeada no mês de outubro, CEO do Portal da Queixa, assumindo a liderança da operação Consumers Trust em Portugal. Pedro Lourenço, deixou o lugar de CEO do Portal da Queixa para assumir o cargo de Global CEO da Consumers Trust e liderar toda a operação internacional da marca.

Uma das novidades já anunciadas por Sónia Lage Lourenço foi a criação do Prémio Marca Recomendada, um troféu que tem como objetivo distinguir as marcas que demonstram uma maior consistência na satisfação com os clientes.

“Confiar numa marca é uma decisão dos consumidores. Provar que eles estão certos é uma obrigação da marca.”, defende Sónia Lage Lourenço.

Com o objetivo de despertar interesse em novos investidores, a empresa Consumers Trust marca presença no maior evento de tecnologia, empreendedorismo e inovação da Europa, na GROWTHarea da Web Summit, Pavilhão 3, Stand: G-114.

Esta nova edição da Web Summit, a primeira em formato presencial desde o início da pandemia, decorre no Altice Arena, em Lisboa, entre os dias 1 e 4 de novembro

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