Vista Alegre em festa

Entre 1 e 4 de julho o Lugar da Vista Alegre em Ílhavo recebe espetáculos, atividades de animação para as famílias, eventos desportivos e descontos nas lojas

Tópico(s) Artigo

  • 14:55 | Segunda-feira, 27 de Junho de 2022
  • Ler em 4 minutos

A Festa Vista Alegre, em honra da sua padroeira, Nossa Senhora da Penha de França, está de volta ao lugar da Vista Alegre, em Ílhavo, voltando a ser celebrada nos moldes habituais pré-pandemia.

 


 

Entre os dias 1 e 4 de julho, Ílhavo veste-se de gala para aquelas que são as festividades mais populares do concelho, e que têm como cenário um dos locais fabris mais emblemáticos da Europa – o complexo da Vista Alegre.

Ponto alto do programa é o concerto ao vivo no sábado, 2 de julho, às 22h00 com Miguel Araújo e Tiago Nogueira. Miguel Araújo a celebrar 10 anos de carreira a solo (e outros tantos como membro d’Os Azeitonas), é um dos mais acarinhados artistas portugueses da atualidade. Tiago Nogueira é uma das vozes e autor de grande parte dos temas da banda sensação “Os Quatro e Meia”. Os dois músicos juntam-se agora em palco pela primeira vez, para um espetáculo inédito em que irão percorrer os reportórios de ambos, e ainda interpretar temas de artistas que admiram, mostrando assim ao público as suas referências comuns.

 

 

Programação:

1 DE JULHO

As festividades iniciam-se na sexta-feira com uma cerimónia religiosa – a oração do terço – às 18 horas, em honra de Nossa Senhora da Penha de França, venerada na capela da Vista Alegre, monumento nacional. A arruada pelas ruas do antigo Bairro Operário e no Largo da Fábrica, anunciam, alto e bom som, o arranque da animação popular.

Este primeiro dia encerrará a partir das 21h30 com a comédia “Criada para todo o serviço”, espetáculo cénico que será levada à cena pelo Grupo Teatro Ribalta, no Teatro Vista Alegre. Os bilhetes para esta comédia destinada a maiores de 6 anos, custam 5 euros por pessoa e podem ser adquiridos na Casa da Cultura, em Ílhavo ou em bol.pt .

2 DE JULHO

No sábado as festividades iniciam-se às 10 horas com o momento simbólico do hastear da bandeira da fábrica da Vista Alegre. O programa reserva o período entre as 10h30 e as 18h30 para inúmeras atividades. No espaço da antiga creche e no Largo da Fábrica, decorrerão os “Jogos do Hélder”, jogos tradicionais e interativos, vocacionados para toda a família. O “senhor sabão” é um espetáculo itinerante com uma forte componente de animação de rua deambulante que recria o imaginário e a memória dos vendedores ambulantes, que usavam a bicicleta como meio de transporte e como local de venda.

Pelas 15h30 iniciar-se-á o Torneio Triangular de Futebol, escalão de veteranos, no Campo de Futebol Municipal Vista Alegre, com o jogo entre o Sporting Club da Vista Alegre e o Futebol Clube do Porto Vintage, prosseguindo às 17h00 com o desafio entre o Futebol Clube do Porto Vintage e o Leixões Sport Clube, e encerrando às 18h30 com o embate entre o Leixões e o clube da casa.

Às 16 horas as luzes apontam de novo para o Teatro, uma vez que a Escola Teatro Ribalta – Teatro Infantil Vista Alegre, subirá ao palco para apresentar a peça “Anda tudo Maluco”.

Às 22h00 os olhos ficam postos no palco para o concerto ao vivo de Miguel Araújo e Tiago Nogueira com entrada livre.

 

3 DE JULHO

A Festa da Vista Alegre reserva para a manhã de domingo, atividades para toda a família, incluindo os insufláveis para os mais novos, mas com destaque para a “Academia Mini Rodas e Cicloficina”. Trata-se de uma ação que visa ensinar de forma lúdica e pedagógica os mais novos a aprenderem a andar de bicicleta, havendo especialistas com dicas sobre mecânica simples das duas rodas.

A missa em honra de Nossa Senhora da Penha de França será celebrada na Capela da Vista Alegre às 16h30 e terá o acompanhamento do Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo. Em seguida a tradicional procissão irá percorrer as ruas da Fábrica e do Bairro Operário, acompanhada pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (Música Nova).

O programa reserva, ainda, para domingo às 22 horas o concerto EDEVEZ – Um projeto musical nascido e criado em Ílhavo, com inspiração na língua portuguesa e nas gerações rock-musicais dos anos 70 e 80, tendo entrada livre.

4 DE JULHO

As festividades irão encerrar na segunda-feira, às 18 horas com o Dj BLITZ que animará o final de tarde no Lugar da Vista Alegre.

 

De 1 a 4 de JULHO – Descontos nas Lojas

Como manda a tradição, durante os 4 dias de festa serão vendidas peças da Vista Alegre com preços especiais. De sublinhar, ainda que as lojas da Vista Alegre, da Bordallo Pinheiro, e Outlet, de Ílhavo estarão durante a festa com descontos de 30, 20 e 10% respetivamente (exceto edições limitadas, numeradas, edições especiais, e produtos que já se encontram em promoção).

Para além dos pontos do programa já apresentados, a Festa Vista Alegre terá, ao longo dos 4 dias de celebração várias atividades que decorrem em contínuo. Haverá em permanência gastronomia regional, rifas, visitas com entrada livre à Capela de Nossa Senhora da Penha de França (entre as 9 e as 23 horas) e ao Museu Vista Alegre (entre as 10 e as 20 horas) com 50% de desconto na aquisição do ingresso. Esta visita inclui entrada na oficina de pintura manual, sendo assim possível observar, ao vivo e em detalhe, os pintores da fábrica.

As “Oficinas feito por si”, entre as 10 e as 13 horas e entre as 14 e as 19 horas, esperam os participantes no Serviço Educativo do Museu. Tratam-se de oficinas de pintura e modelação porcelana para todas as idades. A inscrição é feita no local e sujeita ao pagamento de 7 euros por pessoa, limitada, contudo, às vagas existentes.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora