“Vamos aos Míscaros” a Barranha

Barranha, freguesia do Eirado, é a única aldeia do concelho de Aguiar da Beira que integra a rede turística das “Aldeias de Portugal” e tem como uma das principais atratividades a nascente do Rio Dão, recurso pouco divulgado, que é um dos maiores afluentes do rio Mondego e dá nome à região demarcada do vinho do Dão.

Tópico(s) Artigo

  • 16:47 | Quarta-feira, 02 de Novembro de 2022
  • Ler em 3 minutos

“Vamos aos Míscaros” realiza-se dia 6 de novembro, em Barranha, freguesia de Eirado, concelho de Aguiar da Beira, e pretende valorizar o património natural, material e imaterial da aldeia, através de atividades tradicionais à volta da natureza, gastronomia, produtos endógenos e do convívio social.

A iniciativa integra o plano de atividades da aldeia, que pertence à Rede das Aldeias de Portugal, e é organizada pela Associação de Amigos da Escola da Barranha e Junta de Freguesia de Eirado, com o apoio da ATA – Aldeias de Portugal, ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão e do Município de Aguiar da Beira.

Programa:


– 9h00 – “Vamos aos Míscaros”

Apanha de míscaros com coletores locais (saída da AAEB)

– 12h30 – Almoço convívio no forno comunitário

Arroz de míscaros, javali e outras iguarias da época

– 14h30-18h00 – Mercadinho rural e animação musical

– 15h30 – Magusto tradicional

– 16h30 – Assinatura da Carta de Compromisso de Adesão à Rede Aldeias de Portugal

– 17h00 – Comemoração do 10° aniversário da AAEB – Associação de Amigos da Escola da Barranha

 

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA em https://qrco.de/bdSRlA

Até dia 4 de novembro para atividade(s) da apanha de míscaros e almoço.

 

 

Informação complementar: Barranha “Aldeia de Portugal”

Barranha, freguesia do Eirado, é a única aldeia do concelho de Aguiar da Beira que integra a rede turística das “Aldeias de Portugal” e tem como uma das principais atratividades a nascente do Rio Dão, recurso pouco divulgado, que é um dos maiores afluentes do rio Mondego e dá nome à região demarcada do vinho do Dão.

A classificação da aldeia de Barranha foi anunciada, no Palco Mundo – Pavilhão 4 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no passado dia 16 de março, onde foi entregue ao Presidente da Direção da Associação dos Amigos da Escola de Barranha, o Certificado de classificação e a uma andorinha em cerâmica, símbolo das Aldeias de Portugal. Outras quatro aldeias do território de intervenção do GAL/ADD foram galardoadas pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia, com a classificação “Aldeias de Portugal”: Castelo – Sátão, Esmolfe – Penalva do Castelo, Quintela de Azurara – Mangualde e Caldas da Felgueira – Nelas.

A atribuição desta Marca é o primeiro resultado de um processo co-construído pela comunidade da aldeia, com a realização de reuniões periódicas dinamizadas pela equipa técnica do GAL/ADD e da ATA, em parceria com a Associação dos Amigos da Escola de Barranha, a Junta de Freguesia de Eirado, bem como Executivo e Técnicos do Município de Aguiar da Beira.

Esta certificação é o início de um projeto de envolvimento que implicou a Co-construção da ideia colectiva, com a constituição de um Grupo de Trabalho representativo das gentes da aldeia, por forma a envolver e mobilizar a comunidade, na reflexão e partilha de perceções sobre oportunidades e desafios visando a valorização da aldeia; a Inventariação de Recursos da Aldeia, designadamente: património natural e construído; tradições; festas e romarias; contos, lendas e cantigas; gastronomia; percursos; atividades tradicionais; personalidades e as vivências locais.

Da envolvência deste Grupo de Trabalho resulta a proposta de um Plano de Valorização da Aldeia, que será assinado no próximo dia 6 de novembro.

Este Plano fará parte integrante das atividades divulgadas na Rede Aldeias de Portugal, com o objetivo de atrair visitantes e dinamizar economicamente a recente Aldeia de Portugal, Barranha.

A ATA – Associação do Turismo de Aldeia, composta por vários GAL – Grupos de Ação Local, constitui-se como uma rede interativa e colaborativa de aldeias, assente na partilha e na utilização da metodologia e princípios da abordagem Leader para a co-construção de um projeto de desenvolvimento e valorização de cada aldeia, baseado nos seus recursos e potencialidades, no envolvimento da comunidade e atores locais. A metodologia aplicada objetiva a sintonia em torno da ideia de potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais. A sua missão é a melhoria da qualidade de vida da população rural e do culto das vivências e tradição rural portuguesa, através da promoção e preservação do património rural.

A classificação da aldeia de Barranha como Aldeia de Portugal, advém do Projeto de Cooperação “Aldeias de Portugal – consolidação e replicação nacional”, financiado pela Medida – 10.3 LEADER- «Atividades de Cooperação dos GAL» do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, promovido pelos seguintes GAL: ADD, A2S, ADDLAP, ADICES, ADRACES, ADRIMAG, ADRIMINHO, APRODER, AVEIRO NORTE, AVEIRO SUL, COIMBRA + FUTURO, CORANE, DESTEQUE, DOURO SUPERIOR e IN LOCO e ADRITEM, líder desta parceria.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora