Universidade de Coimbra é a instituição mais sustentável em Portugal e a 29ª do mundo

No ranking geral, que analisa o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a Universidade de Coimbra é a melhor instituição de ensino superior portuguesa, ocupando o 29º lugar em 1591 instituições em todo o mundo, pelo Times Higher Education Impact Rankings 2023

Tópico(s) Artigo

  • 11:33 | Sexta-feira, 02 de Junho de 2023
  • Ler em 2 minutos

Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade de Coimbra (UC) é considerada a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal e a 29ª do mundo, de acordo com o ranking Times Higher Education Impact Rankings 2023, divulgado hoje.

No total, participaram 1591 instituições de todo o mundo, o maior número desde o início deste ranking. Com um score total de 92.9 em 100, a UC foi a instituição com um melhor desempenho global em Portugal no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Este ano, a Universidade de Coimbra destacou-se no alcance do ODS 2 – Erradicar a Fome, sendo considerada a 22ª melhor universidade do mundo no cumprimento deste objetivo. A existência do menu social (a preços acessíveis) nas cantinas, a promoção de campanhas de combate ao desperdício alimentar e a existência de mecanismos de monitorização do desperdício, a disponibilização de produtos às Repúblicas a preços reduzidos ou a integração de critérios de sustentabilidade nos cadernos de encargos para aquisição de produtos alimentares para as cantinas são alguns exemplos das medidas praticadas pela instituição que contribuíram para este resultado.


Nesta edição de 2023, a Universidade de Coimbra ocupa uma posição de destaque em dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela primeira vez: a nível mundial, a UC foi considerada a 37ª melhor instituição do mundo no alcance dos ODS 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 13- Ação Climática.

“É com muita satisfação que vemos a Universidade de Coimbra ser reconhecida, pelo quarto ano consecutivo, como a universidade mais sustentável de Portugal e uma das instituições de ensino superior com maior sucesso no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU a nível mundial”, declara o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. “Esta distinção não é um fim em si mesma. É um incentivo para mantermos uma postura responsável e assertiva na resposta aos desafios da sustentabilidade”, sublinha.

No que diz respeito ao ODS 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis, contribuíram para este resultado diversas iniciativas como a existência de museus e espaços de exposições, a promoção de eventos culturais e artísticos como a Semana Cultural da Universidade de Coimbra; mas também projetos como o UCicletas (disponibilização de bicicletas), alterações de trânsito na Alta para garantir mais espaço aos peões ou a instalação de sistemas fotovoltaicos. De referir ainda a Classificação da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade da UNESCO, cuja inscrição completa agora dez anos, o que motivou a realização de um programa de celebrações com atividades culturais e académicas que assentam nas vertentes material e imaterial do património.

Já no ODS 13- Ação Climática, a UC destacou-se pelo seu compromisso com a neutralidade carbónica, o cálculo que efetua da pegada ecológica, o programa doutoral Território, Riscos e Políticas Públicas, o protocolo criado com a direção-geral de recursos da defesa nacional ou participação em redes orientadas para a ação climática.

Além dos ODS anteriormente referidos, a UC destacou-se também no cumprimento dos ODS 3- Saúde de Qualidade (40ª posição mundial) e ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas (44ª posição mundial).

O Times Higher Education Impact Rankings tem como objetivo medir o sucesso global das instituições de ensino superior no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No total, o Times Higher Education Impact Rankings contabiliza 18 rankings: um ranking por ODS e um ranking global.

Para estes rankings é analisada a forma como a investigação, o ensino e a gestão das instituições contribuem para o alcance dos ODS definidos pelas Nações Unidas, constituindo-se como o único instrumento mundial de avaliação destes compromissos.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora