Universidade de Coimbra disponibiliza apoio psicológico e psiquiátrico para os profissionais de saúde da linha da frente

“Para além do benefício indiscutível do suporte social geral, a importância de pedir ajuda quando necessário e poder obter acompanhamento clínico especializado é fundamental para conseguir lidar com a exigência das situações com que estes profissionais se confrontam na sua vida profissional e pessoal. Será este o contributo solidário que a UpC3 pretende oferecer”

Tópico(s) Artigo

  • 15:00 | Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021
  • Ler em 2 minutos

A Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UpC3) da Universidade de Coimbra vai disponibilizar consultas gratuitas de psicologia e de psiquiatria aos profissionais de saúde da linha da frente no combate à COVID-19. Esta iniciativa – intitulada #HelpToCare – vem dar resposta à enorme sobrecarga, pressão e exaustão sentidas pelos profissionais que lidam diariamente com a pandemia.

Sujeitos a uma enorme pressão e a condições de trabalho de extrema exigência, os profissionais de saúde que estão na linha da frente encontram-se numa posição de maior vulnerabilidade ao desenvolvimento de sintomas de ansiedade, depressão e de perturbação pós-stress traumático. Neste contexto, a UpC3 assumiu o seu compromisso para com a saúde mental e o bem-estar destes profissionais, criando a iniciativa #HelpToCare.

Através da sua equipa especializada, a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra vai disponibilizar consultas de apoio psicológico e psiquiátrico gratuito e online para os médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e demais profissionais que se encontram a trabalhar na linha da frente do combate à COVID-19. Os pedidos de consulta de psicologia e de psiquiatria podem ser feitos a partir deste momento, através do endereço upc3@uc.pt.

“Tem sido reconhecido o forte impacto desta situação pandémica na saúde mental destes profissionais, dado os elevados níveis de stresse, ansiedade e depressão reportados. Para além disso, o receio das suas consequências a médio/longo prazo, levam a que a comunidade científica sublinhe a importância da implementação de estratégias de apoio, como a #HelpToCare”, afirma a responsável pela iniciativa #HelpToCare, Cláudia Ferreira.


“Para além do benefício indiscutível do suporte social geral, a importância de pedir ajuda quando necessário e poder obter acompanhamento clínico especializado é fundamental para conseguir lidar com a exigência das situações com que estes profissionais se confrontam na sua vida profissional e pessoal. Será este o contributo solidário que a UpC3 pretende oferecer”, aponta a coordenadora da UpC3, Cristina Canavarro.

Reunindo uma equipa altamente especializada de psicólogos clínicos ligados à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e ao seu Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, a UpC3 disponibiliza à comunidade um conjunto de serviços essenciais na área da saúde mental (consultas, formação pós-graduada, serviços de consultoria e supervisão) Mais informações sobre a atividade desta plataforma da UC estão disponíveis em www.upc3.pt.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora