“Uma volta ao Parque Mayer” – Centenário

“Uma Volta ao Parque Mayer” também é um apelo para a viragem que se pretende fazer no espaço emblemático para novos tempos, com outras exigências e outras linguagens e estéticas artísticas, mantendo a matriz tradicional.

  • 10:27 | Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022
  • Ler em 3 minutos

“Uma Volta ao Parque Mayer” é um arrojado e inovador espetáculo teatral multidisciplinar, que está já a ser produzido para assinalar o Centenário do Parque Mayer, 1922-2022, cuja estreia está prevista para outubro de 2022 e vai fazer uma grande itinerância por todo o país, em condições muito especiais, com bilhetes low cost até 2024.

“Uma Volta ao Parque Mayer” também é um apelo para a viragem que se pretende fazer no espaço emblemático para novos tempos, com outras exigências e outras linguagens e estéticas artísticas, mantendo a matriz tradicional.

O TEATRO ABC foi uma mítica sala de teatro em pleno Parque Mayer, a Broadway Portuguesa, que foi destruída, lamentavelmente, em 2015, tendo a nossa organização empresarial adquirido a Marca Registada TEATRO ABC – Companhia Nacional de Teatro Português em 2016, passando a produzir os nossos espetáculos de teatro, musicais, comédias, recitais e eventos  sob a chancela desta marca notável e histórica que é o TEATRO ABC que nos leva ao imaginário dos grandes artistas e de peças de vanguarda feitas em Portugal, antes e depois do 25 de abril de 1974.


Só o público faz viver os criadores e artistas, porque é para ele, que eles trabalham.

O TEATRO ABC-Companhia Nacional de Teatro Português tem tido um elevado grau de satisfação por parte do público, tratando-o com respeito independentemente da idade, credo, ideologia, território e da sua condição profissional ou social.

O público reconhece-os e sabe distinguir a qualidade, o empenho e o amor que colocam em tudo o que fazem, mantendo imparcialidade e qualidade na gestão cultural, como verdadeira e inovadora indústria criativa.

A companhia tem uma preocupação nos detalhes e no conteúdo, mas simultaneamente na administração sustentada dos recursos, com uma preocupação na reciclagem e em boas condutas ambientais ecológicas associadas às artes, letras, pedagogia educacional e espetáculos culturais.

Nuno Miguel Henriques, autor e artista com uma carreira de três décadas de palcos, decidiu criar e empreender uma peça de Teatro Português, que faz parte da primordial vocação das artes cénicas, que tem além do lúdico, conta com momentos históricos, de humor, de musicais, poéticos e de comédia com sabor a revista à portuguesa.

Interpretada por um elenco profissional versátil, dinâmico e polivalente, este espetáculo, tem um ritmo alucinante, durante mais de uma hora e meia, num evento que recorda Beatriz Costa, Raul Solnado, João Villaret, Laura Alves, Eugénio Salvador, Ivone Silva, José Viana, Aida Batista, Max, Mariema e tantos outros nomes que brilharam nas luzes do Parque Mayer, mas também com originais e inéditos números contemporâneos atuais, nunca antes representados, nomeadamente com piadas/textos locais e regionais da zona onde vai ser apresentado.

Entre um Fado de Revista e uma Rábula, temos “cortinas” com piadas curtas, interação com o público, improviso e temos musicais humorísticos, fazendo o público rir, gargalhar e pensar nos números sérios, sobre a sociedade contemporânea que nos rodeia, como é característico deste género de teatro, que a companhia acredita que será um grande êxito.

Este espetáculo de teatro bem português, moderniza a encenação e a fórmula como se apresenta, valorizando mais a palavra com texto acutilante e inteligente, sem brejeirices vulgares, do que o exagero das plumas e lantejoulas de outrora, pois é um evento adaptado aos novos tempos do século XXI, não tendo os estereótipos e amadorismos, que criaram o preconceito em relação a peças de teatro português mais popular, que deve ter uma superior qualidade e ser devidamente valorizado e divulgado.

“Uma Volta ao Parque Mayer” mais que uma simples peça de teatro, são diversos momentos dentro de um completo espetáculo único, destinado ao grande público de todas as idades, famílias e grupos, que é concebido para ser apresentado em Teatros, Auditórios, Associações, Centros de Dia e Coletividades e excecionalmente alguns extratos ao Ar Livre, em alguns certames.

Além de Lisboa, onde em breve estará em cena disponível para receber o grande público, o TEATRO ABC pretende representar esta peça em todos os distritos e regiões autónomas.

Afinal a Revista à Portuguesa faz parte da memória dos portugueses, sendo que os aplausos são o melhor reconhecimento aos artistas e autores, que continuam a lutar por dignificar o Parque Mayer, agora neste inusitado “Uma Volta ao parque Mayer”.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora