Férias à porta? Atenção! O setor do Turismo recebeu mais de 3.500 reclamações no primeiro semestre, um aumento de 21%, face ao mesmo período de 2024. A maioria dos problemas está relacionada com os sites de reservas de viagens, seguindo-se as companhias aéreas. Os consumidores apontam aos operadores turísticos, sobretudo, problemas com cobranças indevidas; falhas de comunicação e falhas de segurança/possível fraude. Os dados são do Portal da Queixa.
Com a chegada do mês de Agosto, em que os milhares de portugueses usufruem de férias e planeiam viajar, o Portal da Queixa informa os consumidores sobre quais são os principais problemas que, este ano, estão a assolar o setor do Turismo, quais as categorias com mais constrangimentos e quais os principais motivos de insatisfação reportados, ao longo do primeiro semestre do ano, na plataforma.
Segundo os dados aferidos, entre os segmentos mais reclamados estão os Sites de Reservas de Viagens (50.04%) e Companhias Aéreas (19.70%). Em terceiro lugar estão os Sites de Reservas de Alojamento (11,40%). Seguem-se os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços (6,15%) e as Agências de Viagens a acolher 3,58% das reclamações. Já os Hotéis somaram 2.43% dos casos e os Aeroportos reúnem 1,89% das ocorrências.
Cobranças indevidas motivam maioria das queixas
Entre os principais motivos de reclamação dos consumidores dirigidos ao setor de Turismo estão as cobranças indevidas, tema reportado em 57,24% das denúncias apresentadas. Referem-se a reclamações sobre cobranças ou débitos não autorizados; devolução/reembolso não efetuado; problemas com pagamentos/transações; aumento de preço; preço em falta/errado e outras inconsistências relacionadas com pagamentos. Seguem-se as falhas de comunicação/informação (9,91%).
Outros motivos que se seguem são as falhas na segurança de dados e relatos de possível fraude (7,71%) e a má conduta da empresa a motivar 7,37% dos casos. Já o cancelamento/atraso de voos e reservas representa 6,38% das reclamações.
A maioria das reclamações dirigidas ao setor do Turismo vem de Lisboa (33,53%) e Porto (16,79%), com uma maior incidência entre os consumidores do sexo feminino (55,80%). A faixa etária mais representada é a de 25 a 34 anos, seguida pelos adultos entre 35 e 44 anos.
Literacia Digital dos consumidores deve ser incrementada
Na análise de Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, a reputação do setor tem sido colocada em causa pela falta de apoio ao cliente, pela desorganização e incapacidade de resolução, bem como pela desinformação e pela apatia dos reguladores.
“Constatámos que as reclamações dirigidas aos vários intervenientes do setor do Turismo têm vindo a aumentar, desde os agentes de viagens, sites de reservas, companhias aéreas e as cadeias hoteleiras, pelos mais variados motivos, contudo, muitos consumidores apontam a desinformação e a falta de apoio ao cliente como principais motivos, o que revela a desorganização e incapacidade de resolução de problemas, colocando em causa a confiança e a reputação do setor. Infelizmente, continuamos a assistir à apatia dos reguladores, que são impotentes face às ofertas publicadas na internet, nomeadamente nas reservas em plataformas digitais, que devem ser combatidas através de ações que incrementem a literacia digital dos consumidores.”, defende Pedro Lourenço.