O Portal da Queixa identificou, no mês de junho, um crescimento de mais de 57% no número de reclamações relacionadas com a falta de higiene nos transportes públicos. Lixo acumulado, odores desagradáveis e presença de baratas são algumas das queixas relatadas e que estão a gerar preocupação nos passageiros. A Carris Metropolitana, CARRIS e CP – Comboios de Portugal são as entidades mais visadas.
Entre 1 de janeiro e 20 de julho de 2025, foram registadas no Portal da Queixa 1.172 reclamações dirigidas ao setor dos transportes públicos, que engloba as categorias “Transportes Coletivos de Passageiros” e “Comboio e Metropolitano”.
Segundo revela a análise, a falta de condições de higiene nos transportes públicos responde por 23% das reclamações registadas, refletindo um preocupante grau de insatisfação entre os passageiros.
Os dados mostram um aumento no número de reclamações, com destaque para o segundo trimestre de 2025, que apresentou um crescimento de 27,21%, em relação ao mesmo período de 2024. Junho de 2025 foi o mês com maior variação, observando-se uma subida de 57,81% no volume de queixas, em comparação com junho de 2024.
Entre as principais causas de insatisfação, a falta de higiene aparece como uma das mais graves – é o segundo motivo mais reclamado e representa 23% das reclamações contra o setor – com relatos de lixo acumulado, odores desagradáveis e até a presença de pragas como baratas.
Condições insalubres e saúde pública em risco
Ao Portal da Queixa chegaram denúncias de passageiros que testemunharam a presença de baratas no interior dos veículos, com relatos alarmantes de condições que podem colocar em risco a saúde pública, como o caso de Ana Apolinário, que descreveu a presença de baratas a subir pelas pernas dos passageiros num autocarro da Carris Metropolitana. Também André Soares relata o mesmo cenário: “É com frequência alarmante que me deparo com a presença de baratas no interior dos veículos, situação que se tem vindo a agravar ao longo do tempo. Esta realidade é inaceitável.”
Este cenário reforça a necessidade urgente de ações concretas por parte das empresas de transporte e das autoridades reguladoras.
Para Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa: “A falta de condições de higiene nos transportes públicos é um problema que os passageiros enfrentam diariamente e que tem vindo a ganhar expressão no Portal da Queixa. Em 2025, quase um em cada quatro reclamações relacionadas com o setor denunciam situações de insalubridade, sendo algumas verdadeiramente alarmantes, como a presença de baratas. Estes dados devem servir de alerta para as entidades responsáveis, que não podem continuar a ignorar uma questão tão básica como garantir um ambiente minimamente higiénico nos serviços públicos de transporte.”
A distribuição geográfica das reclamações mostra maior incidência em Lisboa, Porto e Setúbal, regiões onde a densidade de transporte público é maior. A maioria dos consumidores que reclamaram contra o setor são do género feminino (56,51%) e a faixa etária predominante situa-se entre os 25 e os 54 anos.
(Foto: Francisco Romão Pereira)