Trail do Míscaro em Aguiar da Beira realiza-se a 27 de novembro

Depois de no ano passado o evento ter batido o recorde de participantes, com 650 atletas, a organização espera voltar a encher os trilhos do concelho e proporcionar uma experiência diversificada aos participantes.

Tópico(s) Artigo

  • 11:09 | Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022
  • Ler em 2 minutos

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Trail do Míscaro, em Aguiar da Beira, concelho do distrito da Guarda. O evento desportivo, que promove as condições naturais micológicas, a natureza, o património, as tradições rurais e a solidariedade com a floresta, está de regresso e com as provas competitivas Trail Longo de 25 km e Trail Curto de 15 km e uma Caminhada também de 11 km.

Depois de no ano passado o evento ter batido o recorde de participantes, com 650 atletas, a organização espera voltar a encher os trilhos do concelho e proporcionar uma experiência diversificada aos participantes.

 


“Esta é uma experiência desportiva, recreativa e solidária que gira à volta de um produto natural, com elevado valor gastronómico e abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’. Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais”.
Também, ao participar nesta corrida e caminhada estará a ser solidário com o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental com a reflorestação e as condições para a germinação dos cogumelos silvestres. O Trail do Míscaro doará uma árvore por cada atleta para a florestação do concelho, tendo já contribuído, nos últimos quatro anos, para a plantação de sensivelmente mil árvores autóctones no território.

O Trail do Míscaro é “muito mais que uma corrida ou caminhada pela natureza, é uma forma de turismo ativo na natureza que atrai cada vez mais pessoas ao nosso concelho, dignificando e valorizando esta região e o interior do país”.

A presença no Trail do Míscaro 2022 poderá ser garantida até ao dia 21 de novembro, através da inscrição no site www.acorrer.pt/eventos/info/3035. A inscrição, obrigatória, inclui lembrança oficial do evento, banho, seguro, abastecimentos, almoço, prémios e sorteio de produtos.

O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o “trail running” nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar. O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Aguiar da Beira e da União de Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche, bem como com o apoio de outras organizações e empresas locais.

Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=CbuvDiz096g&t=3s
https://sicnoticias.pt/pais/2017-11-26-Mais-de-100-participantes-no-4.-Trail-do-Miscaro

Mais info:
963 996 675
www.facebook.com/traildomiscaro
traildomiscaro@gmail.com

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora