Tomada de posse dos estudantes embaixadores marca arranque da 5.ª edição do Académica Start UC

“O espírito empreendedor vai muito para além da criação de empresas. Pode estar em cada um de nós que, na sua área de atividade, consegue inovar e fazer diferente. Ter uma mente mais aberta é bom para todos”, sublinhou o Reitor da UC, Amílcar Falcão, na cerimónia de tomada de posse, que decorreu em formato digital.

Tópico(s) Artigo

  • 18:39 | Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2021
  • Ler em 2 minutos

Tomaram posse esta segunda-feira (dia 15) os 31 estudantes embaixadores para o empreendedorismo da 5.ª edição do programa Académica Start UC, um projeto de sensibilização e educação para a inovação e o empreendedorismo que resulta de uma colaboração entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Associação Académica de Coimbra (AAC), com o apoio do Santander Universidades.

“O espírito empreendedor vai muito para além da criação de empresas. Pode estar em cada um de nós que, na sua área de atividade, consegue inovar e fazer diferente. Ter uma mente mais aberta é bom para todos”, sublinhou o Reitor da UC, Amílcar Falcão, na cerimónia de tomada de posse, que decorreu em formato digital.

O programa “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo” tem como base uma rede de 31 estudantes embaixadores para o empreendedorismo (26 alunos de licenciatura e mestrado, representando os núcleos de estudantes da AAC e cinco alunos de doutoramento), supervisionados pela UC e pela AAC. Após terem recebido formação nas últimas semanas, esses estudantes vão ser responsáveis por sensibilizar os seus pares para a inovação e o empreendedorismo, promovendo ações e iniciativas que envolvam a sua comunidade – este ano, numa vertente essencialmente online.

Iniciado no ano letivo de 2016/17, o programa Académica Start UC conta já com 109 embaixadores capacitados, cerca de 20 mil participantes em eventos e mais de 650 parceiros complementares acumulados ao fim de quatro edições. Desde 2019/20 que o projeto passou a envolver estudantes embaixadores do 3.º ciclo de estudos (doutoramento) e a ter um foco particular nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.


“O empreendedorismo é uma prioridade nas múltiplas missões da Universidade de Coimbra, que tem sido um líder na promoção de iniciativas que o concretizem. Espero que os novos embaixadores tirem o máximo proveito desta 5.ª edição do Académica Start UC e que isso os possa catapultar para carreiras profissionais de sucesso”, apontou o Vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, na cerimónia de tomada de posse dos novos embaixadores.

O programa Académica Start UC “tem-se caracterizado pela sua inequívoca criatividade e originalidade. Este tipo de iniciativa, além de promover o espírito empreendedor e preparar os jovens para a vida ativa, estimula a colaboração e trabalho em equipa”, notou a Diretora do Santander Universidades, Sofia Menezes Frère. “Este programa consegue impactar estudantes de várias realidades, que em conjunto têm conseguido construir um projeto que representa os valores da AAC e da UC e os valores do empreendedorismo”, referiu, por sua vez, o Presidente da Direção-Geral da AAC, João Assunção.

Por fim, o Reitor da UC apresentou o novo logótipo do Académica Start UC (Uma seta estilizada, que representa a Torre da Universidade e as fitas associadas à Queima das Fitas), “uma imagem fresca, jovem e disruptiva, que faz jus àquilo tem sido a história deste projeto”. O Académica Start UC “já tem uma herança – pesada, até, pelos bons resultados das edições anteriores – e acredito que continuará a ter êxito”, concluiu.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora