Sernancelhe reforça aposta no Ensino Profissional através de acordo de cooperação com a Iniciativa Educação

A assinatura do acordo irá ter lugar no próximo dia 24 de junho, a partir das 11h30, no Auditório Municipal de Sernancelhe e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, e do Presidente da Iniciativa Educação, Nuno Crato.

Tópico(s) Artigo

  • 9:50 | Quinta-feira, 17 de Junho de 2021
  • Ler em 3 minutos

O Município de Sernancelhe irá reforçar a sua aposta no ensino profissional ao assinar um acordo de cooperação com a Iniciativa Educação, que prevê a criação do curso de Técnico de Auxiliar de Saúde na ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe.

A assinatura do acordo irá ter lugar no próximo dia 24 de junho, a partir das 11h30, no Auditório Municipal de Sernancelhe e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, e do Presidente da Iniciativa Educação, Nuno Crato.

O acordo será assinado no âmbito do Ser Pro, o programa de promoção do ensino profissional da Iniciativa Educação, envolvendo ainda associações humanitárias, unidades de saúde locais e um instituto politécnico da região, que assumem o compromisso de colaborar com a escola no processo de formação técnica e no acolhimento de alunos em situações de formação em contexto de trabalho.


O Ser Pro é um programa da Iniciativa Educação que tem como objetivo valorizar a formação dos jovens que escolhem o ensino profissional e reduzir o défice de técnicos especializados nas empresas. Foi concebido com o intuito de promover o reforço da colaboração entre escolas, empresas e municípios que, em articulação com os politécnicos, desenvolvem ofertas de ensino profissional de qualidade, adequadas aos jovens e ao progresso do país.

O Programa Ser Pro está presente em oito escolas, de norte a sul do país, e abrange um total de 177 alunos de cursos profissionais das áreas da eletrónica e automação, mecatrónica, desporto, tecnologias de informação, indústrias alimentares, turismo e hotelaria.

Signatários do acordo de cooperação

· Aldeias Humanitar

· Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe

· Centro Hospitalar Tondela – Viseu, E.P.E.

· Cruz Vermelha Portuguesa – Viseu

· Hospital Casa de Saúde São Mateus

· Hospital CUF Viseu

· Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.

· Instituto Politécnico da Guarda

· União de Freguesias Ferreirim e Macieira

Sobre a Escola Profissional de Sernancelhe

A Escola Profissional de Sernancelhe é um estabelecimento de natureza privada, que prossegue fins de interesse público e goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, sujeita à tutela científica, pedagógica e funcional do Ministério da Educação, integrando a Oferta Formativa deste Ministério. Criada em novembro de 1993, desenvolve a sua atividade formativa para a integração na sociedade de jovens profissionais tecnicamente competentes, conscientemente responsáveis e vocacionados para a sua profissão.

A conclusão de qualquer um dos cursos na ESPROSER confere um diploma equivalente ao ensino secundário e um certificado de qualificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). O diploma equivalente ao ensino secundário e o certificado de qualificação profissional de nível 4 (12º ano) permitem o ingresso nos Cursos de Especialização Tecnológica (nível 5 do QNQ) e o acesso ao ensino superior. O grande objetivo da escola é ministrar o Ensino Profissional , indo ao encontro dos interesses e aspirações dos jovens, dos agentes de desenvolvimento local – autarquias, estruturas empresariais e instituições locais – e comunidade em geral.

 

Sobre a Iniciativa Educação

Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação tem como finalidade última contribuir para o esforço nacional de formação e qualificação real dos jovens. Para esse efeito, desenvolve três programas, desde outubro de 2019:

O AaZ – Ler Melhor, Saber Mais, que ajuda crianças com dificuldades na alfabetização básica a desenvolver as suas capacidades de leitura e a respetiva fluência;

O Ser Pro, que promove a colaboração entre escolas e empresas, com vista ao desenvolvimento de ofertas de ensino profissional adequadas aos jovens e ao progresso do país;

O ED_ON, que divulga informação científica e estatística sobre educação, tornando-a acessível a pais, professores, alunos e a todos os interessados.

Mais informações em iniciativaeducacao.org

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora