Sernancelhe inaugura Centro Náutico e ampliação do Conservatório de Música

Relativamente ao Centro Cultural e Desportos Náuticos do Rio Távora, na aldeia de Vila da Ponte, surge no contexto particular de uma aldeia ribeirinha com enorme potencial para a prática de desportos náuticos, concretamente a canoagem – tendo já recebido provas do Campeonato Nacional de Canoagem.

Tópico(s) Artigo

  • 11:41 | Terça-feira, 12 de Outubro de 2021
  • Ler em 2 minutos

O Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, vai inaugurar, no próximo domingo, dia 17 de outubro, pelas 14:00 horas, a Ampliação do Edifício do Conservatório Regional de Música, em Ferreirim, e o Centro Cultural e Desportos Náuticos do Rio Távora, na Vila da Ponte.

O Município de Sernancelhe tem prosseguido uma estratégia de criação de condições que garantam qualidade de vida às populações e contribuam para o fortalecimento das comunidades nas vertentes social, cultural e económica.

Procurando que os investimentos no território sejam direcionados para manter as populações ativas e as economias dinâmicas, Sernancelhe tem conhecido, nos últimos anos, vários indicadores que confirmam a assertividade das ações e a necessidade de apoios contínuos às dinâmicas prosseguidas nas freguesias, por forma a tornar o Concelho mais homogéneo e preparado para enfrentar os desafios colocados pelos novos tempos.


É nesse princípio que se enquadram as obras da Ampliação do Edifício do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, cujo custo total foi de 83.538,94 Euros, financiado em 35.700,25 Euros pela Direção Geral das Autarquias Locais e em 47.838,69 Euros pelo Município de Sernancelhe. O Centro Cultural e Desportos Náuticos do Rio Távora, na Vila da Ponte, teve um custo total de 244.345,27 Euros, e um apoio financeiro da União de Europeia de 146.607,16 Euros, ao abrigo do Contrato Programa BEM (Beneficiação de Equipamentos Municipais, da Direção Geral das Autarquias Locais.

Relativamente ao Centro Cultural e Desportos Náuticos do Rio Távora, na aldeia de Vila da Ponte, surge no contexto particular de uma aldeia ribeirinha com enorme potencial para a prática de desportos náuticos, concretamente a canoagem – tendo já recebido provas do Campeonato Nacional de Canoagem.

 

 

Por outro lado, e fruto da estratégia seguida pela autarquia de Sernancelhe desde o ano 2010, a Vila da Ponte conta hoje com um espelho de água que garante as condições para o funcionamento de uma praia fluvial, de uma piscina flutuante (e brevemente um embarcadouro), passadiços, percursos pedestres, espaços de desportos e lúdicos. O Centro Cultural e Desportos Náuticos surge como um espaço agregador de toda esta atividade desportiva e cultural, proporcionando condições para acolher atletas, servindo de base às suas operações, para além de estar a aberto à população nas mais diversas ações de caráter social, cultural e desportivo.

O mesmo propósito foi prosseguido com a Ampliação do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, pois trata-se de uma associação que prossegue uma missão educativa muito importante no concelho e na região, dando formação musical a cerca de 200 alunos e que tem atingido grande projeção nacional, como sucedeu com o concerto que realizou na Casa da Música, no Porto.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora