Sernancelhe apresenta a 31ª edição da Festa da Castanha nos dias 27, 28 e 29 de outubro

A Festa da Castanha é um exemplo regional de evento que desde a sua origem alcançou todos os objetivos definidos. E ainda logrou muito mais ao registar, no país, a marca “Terra da Castanha” como símbolo que hoje identifica, explica e diferencia Sernancelhe.

Tópico(s) Artigo

  • 8:54 | Sábado, 07 de Outubro de 2023
  • Ler em 2 minutos

A Festa da Castanha de Sernancelhe cumpre este ano 31 edições. É o evento com maior longevidade do Concelho e uma manifestação cultural autêntica que começou em 1992. De então para cá conheceu muitos espaços distintos, cresceu, mas manteve sempre o propósito inicial: ajudar a promover a castanha de Sernancelhe, ser uma montra para produtores e empresas, impulsionar a economia, o artesanato, a cultura e as gentes de Sernancelhe e projetar turisticamente Sernancelhe como território único, com história e com passado, onde a identidade se cultiva e celebra. Este ano decorrerá nos dias 27, 28 e 29 de outubro.

A Festa da Castanha é um exemplo regional de evento que desde a sua origem alcançou todos os objetivos definidos. E ainda logrou muito mais ao registar, no país, a marca “Terra da Castanha” como símbolo que hoje identifica, explica e diferencia Sernancelhe.

Este evento, que terá transmissão em direto da TVI, no dia 29,  juntará no Expo Salão mais de uma centena de expositores, empresas do setor, artesanato, gastronomia, restauração, animação, e contará com excecionais passeios pedestres e BTT pelos soutos da castanha Martaínha e pela Rota da Castanha e do Castanheiro.


Durante três dias, Sernancelhe homenageará a natureza, os seus agricultores e enaltecerá a relação equilibrada, secular, do homem com o meio que o rodeia. Tradição, dinamismo económico e futuro do setor agrícola são premissas que o Município garante com o evento Festa da Castanha. E o resultado tem sido claro na notoriedade alcançada pela castanha Martaínha, no posicionamento no mercado nacional e internacional e no impulso económico que este fruto representa para centenas de produtores do Concelho e da Região.

Para esta extraordinária prestação da castanha Martaínha no Concelho de Sernancelhe concorrem os produtores, as empresas, os artesãos e as associações culturais, que celebram a castanha como motivo de festa e de valorização dos usos e costumes, materializados na Festa da Castanha, o nosso evento mais importante e mais antigo.

Com abertura marcada para as 18:30 horas do dia 27 de outubro, contará neste dia com a atuação do Grupo Duplo Sentido, com o fado à desgarrada pelo Borguinha de Braga e Maria Celeste, de Ponte da Barca. A Tuna Estudantina Universitária de Viseu encerrará o primeiro dia de Festa da Castanha. No dia 28 decorrerá o Passeio Pedestre, o concurso da Melhor Castanha DOP Soutos da Lapa e o concurso do melhor doce de castanha. Terá lugar ainda a apresentação do livro Sabores da Castanha Martaínha, ações de formação sobre os soutos, música tradicional portuguesa e fado à desgarrada. No domingo realizar-se-á o 15ª Passeio BTT Rota da Castanha e do Castanheiro, showcookings e a transmissão do Somos Portugal, da TVI.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora