SER+CULTURA regressa ao Centro Histórico de Sernancelhe

Durante três dias, subirão aos diferentes palcos do Centro Histórico da Vila de Sernancelhe dezenas de artistas, mostrando conceitos inovadores, dinâmicos, onde a cultura e os seus intérpretes são protagonistas, numa mostra diversificada que visa cativar públicos com diferentes sensibilidades e valorizar o património cultural e arquitetónico.

  • 18:46 | Quarta-feira, 29 de Junho de 2022
  • Ler em 3 minutos

Sernancelhe organiza, de 8 a 10 de julho, a edição de 2022 do festival de cultura SER+CULTURA, evento que acontecerá no Centro Histórico da Vila, e cujo cartaz prima pela oferta diversificada de momentos, com espetáculos de música, teatro, exposições, desporto, literatura, multimédia e tasquinhas.

O evento, que regressa após dois anos marcados pela pandemia da Covid-19 – organizado pelo Município de Sernancelhe, em colaboração com a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, o Conservatório Regional de Música de Ferreirim e a Academia de Música de Sernancelhe -, propõe para os três dias dezenas de ações que primam pela interatividade com o público e apelam à sua participação, assumindo como objetivo principal a oferta aos visitantes de momentos culturais no contexto do património único do Centro Histórico.


Durante três dias, subirão aos diferentes palcos do Centro Histórico da Vila de Sernancelhe dezenas de artistas, mostrando conceitos inovadores, dinâmicos, onde a cultura e os seus intérpretes são protagonistas, numa mostra diversificada que visa cativar públicos com diferentes sensibilidades e valorizar o património cultural e arquitetónico.

O SER+Cultura acontece precisamente num local de reconhecida importância histórica e cultural, como é o Centro Histórico, onde sobressaem monumentos classificados como a Igreja Românica, o Pelourinho, o Solar dos Carvalhos, a Casa da Comenda de Malta, bem como os equipamentos Auditório Municipal, Biblioteca e Museu Padre Cândido.

Vários palcos receberão espetáculos ao longo dos três dias. O Auditório Municipal acolherá momentos de cariz mais erudito; no Largo do Município será instalado um palco ao ar livre que contemplará concertos de cariz popular protagonizados por bandas filarmónicas e ranchos folclóricos. A Praça da República, com um enquadramento privilegiado proporcionado pelo coreto, igreja, pelourinho e fonte luminosa, acolherá concertos e espetáculos multimédia com jogos de luzes e imagens. A Igreja Matriz, com a história que a carateriza, será outro espaço privilegiado. No Jardim da Casa dos Condes da Lapa estará patente ao público exposições de pintura, fotografia e escultura. A Biblioteca Municipal acolherá a componente mais literária, lançamento de livros, ateliês e iniciativas de incentivo à leitura.

De realçar que os espetáculos, todos gratuitos, terão um caráter rotativo entre os diversos palcos enumerados e serão complementados com apontamentos de espetáculos de rua que surgirão espontaneamente em alguns recantos estratégicos do centro histórico com o objetivo de interligar os diferentes palcos e ajudar no encaminhamento dos visitantes.

O artesanato e a gastronomia estarão igualmente em destaque com barraquinhas estrategicamente colocadas junto aos palcos. Mais de uma dezena de espaços representarão as artes e os ofícios do concelho e nas tasquinhas poderá ser degustada a nossa gastronomia, com os sabores mais autênticos da Terra da Castanha.

 

Paulo Pinto

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora