Sea Life Porto junta-se à iniciativa mundial de limpeza de praias

“A maior parte dos resíduos de plástico espalhados em todo o mundo acaba por ir dar ao mar. O lixo que chega às nossas costas não é apenas desagradável à vista, como também prejudica e mata a nossa preciosa vida selvagem. Centenas de espécies de vida selvagem marinha, incluindo focas, aves marinhas, tartarugas ou baleias confundem o lixo marinho com comida, resultando em inanição, envenenamento e bloqueios estomacais fatais”

Tópico(s) Artigo

  • 12:13 | Segunda-feira, 05 de Julho de 2021
  • Ler em 2 minutos

É já no dia 9 de Julho que o SEA LIFE Porto fará parte de uma “Global Beach Clean”, uma iniciativa internacional que visa a limpeza das praias e que desafia famílias e amigos de todas as idades a juntarem-se em prol do ambiente.

São cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos de plástico que entram nos oceanos a cada ano e, se nada for feito, até 2050 os mares poderão ter mais plástico do que peixes. A SEA LIFE Trust, uma organização de caridade global para a conservação marinha, é a responsável por este evento cujo objetivo é sensibilizar a população e tentar combater estes números.

Esta ação de limpeza de praias, que será a sua maior até à data, durará uma semana inteira, a começar na Nova Zelândia e a terminar na Califórnia, e contará com a participação de mais de 50 centros SEA LIFE espalhados pelo mundo.


Andy Bool, diretor do SEA LIFE Trust, explica: “A maior parte dos resíduos de plástico espalhados em todo o mundo acaba por ir dar ao mar. O lixo que chega às nossas costas não é apenas desagradável à vista, como também prejudica e mata a nossa preciosa vida selvagem. Centenas de espécies de vida selvagem marinha, incluindo focas, aves marinhas, tartarugas ou baleias confundem o lixo marinho com comida, resultando em inanição, envenenamento e bloqueios estomacais fatais”.

 

Para Rui Ferreira, diretor geral do SEA LIFE Porto, “esta iniciativa é mais um reforço no trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos. Sabemos que, felizmente, existe uma maior atenção nesta temática agora, mas é essencial continuar a consciencializar as famílias, especialmente os mais novos, para a importância da preservação do meio ambiente e proteção dos oceanos e da vida marinha que nele habita”.

Esta limpeza de praia tem hora marcada para as 10h30 da manhã, à frente do SEA LIFE Porto, e é uma forma simples e eficaz para que todos possam ajudar a inverter a maré nesta questão da poluição, começando pela nossa cidade, pelas margens das nossas praias, protegendo as nossas espécies.

O SEA LIFE Trust defende a necessidade de ter os oceanos devidamente protegidos, sem poluição plástica e cheios de vida diversificada. Este ano, além de se focar na poluição do plástico e na limpeza das praias, a instituição de caridade irá continuar a proteger a vida animal através da manutenção do primeiro santuário do mundo de baleias Beluga, na Islândia.

Os voluntários interessados em participar nesta limpeza de praia devem inscrever-se online, no website do SEA LIFE Porto https://www.visitsealife.com/porto/ até ao dia 7 de Julho, as vagas são limitadas. Todos os participantes terão direito a um colete, luvas, sacos de lixo e, acima de tudo, a uma dose generosa de memórias felizes com uma iniciativa que enche corações à medida que esvazia o lixo das praias.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora