Reforço da cooperação policial internacional

O encontro, no Centro Cultural de Belém, centra-se no reforço da cooperação policial e no estreitamento das relações entre os dois blocos e conta com a participação de quatro dezenas de delegações.

Tópico(s) Artigo

  • 15:24 | Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023
  • Ler em < 1

Portugal, através do Ministério da Administração Interna, acolhe esta terça-feira em Lisboa a primeira Conferência Ministerial entre os Estados-Membros da União Europeia (UE) e os países do Médio Oriente e Norte de África (MENA).

O encontro, no Centro Cultural de Belém, centra-se no reforço da cooperação policial e no estreitamento das relações entre os dois blocos e conta com a participação de quatro dezenas de delegações.

Esta conferência constitui o corolário das conclusões dos debates realizados na Conferência Internacional de Alto Nível UE-MENA, em maio de 2021, durante a Presidência Portuguesa do Conselho da EU, em que foram identificados os desafios comuns e foi claramente definida a necessidade de reforçar a cooperação policial para melhor prevenir e responder aos desafios de segurança comuns a ambas as regiões.


O diálogo político entre os países e agências participantes vai centrar-se em temas como:

– A prevenção e a luta contra o crime organizado;
– O intercâmbio de informações;
– A análise criminal e a melhoria dos canais de comunicação existentes.
Em termos operacionais, pretende-se que o reforço da cooperação policial facilite os mecanismos de prevenção e de combate a fenómenos como:
– O tráfico de seres humanos;
– O tráfico de armas e de estupefacientes;
– A radicalização e o recrutamento, bem como o cometimento de atentados terroristas, nos territórios dos Estados participantes.

Portugal pretende que nesta Conferência Ministerial seja adotado um compromisso político robusto – uma Declaração de Lisboa – para um Processo de Diálogo Político Regional sobre segurança e cooperação policial, contando com o apoio de um alargado número de países MENA, da UE, das Agências e Instituições europeias, do Conselho dos Ministros do Interior da Liga Árabe e da Interpol.

 

(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora