Rebelo Marinho apresenta em Viseu “O Bastardo”

Ofélia, matriarca de uma das famílias, é a personagem central, que tudo pensa, planeia e controla, construindo uma teia de cumplicidades e silêncios.

Tópico(s) Artigo

  • 19:18 | Sábado, 23 de Abril de 2022
  • Ler em < 1

No dia 30 de Abril, pelas 16H00, será feita uma apresentação do último livro “O Bastardo”, do nosso estimado colaborador e amigo, Joaquim Manuel Rebelo Marinho.

A narrativa de “O Bastardo” desenrola-se pelo século XX e inícios do século XXI. Conta a história de uma família da alta burguesia, proprietária de quintas no Dão e no Douro, temente a Deus e dada à cultura, e de uma outra, dona de fábricas de lanifícios, na Covilhã, descendente de judeus.

Ofélia, matriarca de uma das famílias, é a personagem central, que tudo pensa, planeia e controla, construindo uma teia de cumplicidades e silêncios.


Herdeira rica, de ascendência fidalga, casa com o jovem, Carlos, de apreciáveis posses, que morre, prematuramente, com a pneumónica. Do matrimónio nasce Tiago, futuro magistrado, pai de Rafael, que morre na Guerra Colonial, depois de casar por procuração com a filha dos caseiros, de nome Bárbara.

A jovem viúva vem a casar com Lucas, filho adoptivo de um casal amigo, com a feroz oposição de Ofélia, que usa as maiores perfídias para o evitar.

À morte da matriarca, a velha governanta, Otelinda, desmonta cem anos de mentiras.

Se não teve a oportunidade de estar presente no Sátão, no dia 20 do mês passado, tem agora a ocasião mais perto de si.

Não falte!

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora