Queixas contra o SEF aumentam 28%

Problemas com o atendimento (dificuldades na marcação, remarcação, agendamento e outras formas de contacto com o SEF), continuam a ser o principal motivo de reclamação (85% das queixas).

Tópico(s) Artigo

  • 21:24 | Segunda-feira, 13 de Junho de 2022
  • Ler em 2 minutos

O Portal da Queixa continua a observar um aumento do número de reclamações dirigidas ao SEF. Entre 01 de janeiro e 31 de maio deste ano, as queixas registadas contra o SEF aumentaram 28%, comparativamente com o mesmo período de 2021. Os problemas com o atendimento estão na origem de 85% das reclamações recebidas.

Numa altura em que o papel do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está sob reflexão e em que se verificam dificuldades em manter o normal funcionamento do Aeroporto Humberto Delgado – com episódios que se repetem de filas de espera no controlo dos passageiros -, o Portal da Queixa foi analisar a satisfação dos cidadãos face ao organismo.

De acordo com análise efetuada, entre os dias 01 de janeiro e 31 de maio de 2022, o número de reclamações regista um crescimento de 28%, em comparação com o período homólogo.


Problemas com o atendimento (dificuldades na marcação, remarcação, agendamento e outras formas de contacto com o SEF), continuam a ser o principal motivo de reclamação (85% das queixas).

Esta situação tem reflexo na dificuldade de renovação ou emissão de títulos de residência, revelam 50% das exposições reportadas. Também os atrasos no envio de documentos são a causa de 24% das reclamações apresentadas pelos cidadãos estrangeiros.

A página do SEF no Portal da Queixa traduz a insatisfação dos consumidores que procuram o serviço, uma vez que, apresenta um Índice de Satisfação de apenas 15.1 em 100 e, nos últimos 12 meses, o seu desempenho corresponde a uma taxa de resposta cifrada em 13.6% e uma taxa de solução de 14.4%.

“Inevitavelmente, a falta de resposta do SEF às reclamações gera uma reputação negativa do serviço, mesmo com o Portal da Queixa a oferecer todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços públicos.”, sublinha o Portal da Queixa.

 

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

O Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como a maior rede social de consumidores e marcas do país, sendo uma referência nacional em matéria de consumo e um marketplace de reputação de marcas.

O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal permitiram alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados como França (Réclameici) Espanha (Libro de Quejas) e África do Sul (Complaints Book), através do lançamento da sua marca global:  Consumers Trust.

Para informações adicionais consultar
https://portaldaqueixa.com

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora