Queijos do Centro de Portugal – uma nova marca 100% nacional que homenageia os pastores e as técnicas ancestrais de pastorícia do Centro

Criada pela Ivity Brand Corp, a nova marca “Queijos do Centro Portugal” abarca três submarcas figurativas, inspiradas em elementos culturais e icónicos de cada território criando uma distinção e identidade própria para os queijos com DOP da Região Centro: o Queijo da Serra da Estrela DOP, Queijo da Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP.

Tópico(s) Artigo

  • 16:03 | Segunda-feira, 14 de Novembro de 2022
  • Ler em 2 minutos

A Inovcluster, Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, a par da Parceria do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro acaba de lançar uma nova marca, que através de uma nova imagem identitária, pretende diferenciar os Queijos com DOP da Região Centro no mercado e assim ajudar a acrescentar-lhes valor bem como a toda a sua Fileira.

A nova marca foi apresentada, dia 10, no evento InovFood Summit’22, dedicado à Inovação, à Transição Digital, à Sustentabilidade e à Valorização do Queijo com DOP da Região Centro, que teve lugar no Centro de Cultura Contemporânea em Castelo Branco e contou com a presença de diversas personalidades, incluindo a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Criada pela Ivity Brand Corp, a nova marca “Queijos do Centro Portugal” abarca três submarcas figurativas, inspiradas em elementos culturais e icónicos de cada território criando uma distinção e identidade própria para os queijos com DOP da Região Centro: o Queijo da Serra da Estrela DOP, Queijo da Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP.


O objetivo é capacitar estas regiões para a preservação e reconhecimento do valor o seu passado associado ao fabrico de Queijo, mas também reforçar e incentivar para um futuro mais sustentável e com mais amor pelas artes e ofícios da cultura nacional.

 

 

As 15 entidades parceiras do programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro tomaram este como um dos grandes desafios do projeto. A parceria foca-se agora na próxima etapa que será a boa implementação destas marcas no mercado, conseguindo uma boa adesão por parte dos produtores e consumidores. “O Futuro dos nossos queijos passará certamente pelo seu reconhecimento como produtos de Qualidade diferenciada, produtos que são um legado histórico que é preciso manter e promove como únicos”. Queremos valorizar toda a fileira do Queijo, por um futuro capaz de produzir mais valor para o leite, mais valor para o queijeiro e mais valor para o consumidor que, fazendo parte desta história, será o verdadeiro impulsionador e disseminador da importância de saborear os queijos com DOP da Região Centro”, refere Patrícia Coelho, Presidente da Inovcluster.

Unidos por esta nova marca, os queijos com DOP da Região Centro partilham entre si a “cura” ou uma maturação rigorosa e o tempo de espera necessário para uma afinação perfeita do seu sabor. A assinatura da marca desenvolvida pela Ivity – “Guardados pelo Sabor”, reflete isso mesmo.

“Inspirámo-nos no ambiente que envolve a produção destes queijos, verdadeiras relíquias guardadas do Centro do nosso país: na tradição, nos trajes, no ritmo lento da natureza, no amor à terra…por fim, mas não menos importante, a figura do Pastor, que surge destacada em toda a comunicação da marca. É com muito orgulho que, na Ivity, lançamos mais uma marca 100% portuguesa que tem como objetivo não deixar cair a tradição e enaltecer o que de melhor de faz em Portugal”, refere Carlos Coelho, Presidente da Ivity Brand Corp.

Esta é uma iniciativa inserida no Programa de valorização da fileira do queijo DOP na Região Centro”, Financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e pela União europeia através do FEDER.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora