No passado dia 17 de outubro, teve lugar o jantar “PROVE os Sabores ao Centro”, um momento de grande relevo que assinalou a ativação do projeto PROVE: Vinho e Queijo, integrado na iniciativa Sabores ao Centro, promovida em conjunto pelo Turismo Centro de Portugal, pela Inovcluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro integrado no projeto EEC PROVERE – Queijos do Centro de Portugal e pelo PROVERE da Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro.
Dando continuidade à promoção do projeto PROVE: Vinho e Queijo, a Inovcluster teve uma presença destacada na feira nacional “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”, realizada de 18 a 20 de outubro na FIL, em Lisboa. Inserida na iniciativa Sabores ao Centro, a participação conjunta no stand do Turismo Centro de Portugal permitiu dar visibilidade aos produtos endógenos da região, promovendo a sua autenticidade, diversidade e excelência junto de milhares de consumidores e profissionais do setor.
Durante os três dias, o público teve a oportunidade de assistir a provas comentadas, degustações e showcookings com chefs de renome das diferentes sub-regiões do Centro de Portugal. O evento foi uma autêntica viagem sensorial, com destaque para os vinhos do Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa e Beira Interior, e os sabores tradicionais das aldeias, doces conventuais e outros produtos locais.
A segunda-feira, 20 de outubro, contou ainda com a imperdível Masterclasse PROVE: Vinho & Queijo, que decorreu entre as 14h00 e as 16h00. Ao longo da sessão, os participantes puderam desfrutar de uma seleção exclusiva de queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) da região Centro, apresentados por Luísa Barros, em representação da empresa Kiwa Sativa, e harmonizados com vinhos criteriosamente selecionados por Edgardo Pacheco, conceituado jornalista e crítico gastronómico. A combinação entre os sabores autênticos dos queijos e a elegância dos vinhos proporcionou uma verdadeira viagem sensorial, celebrando a riqueza da tradição gastronómica portuguesa.
A presença ativa e estratégica da Inovcluster nestes momentos foi determinante para a valorização dos produtores e dos recursos endógenos do Centro de Portugal, contribuindo para posicionar a região como um destino gastronómico de excelência e referência nacional.
Sobre a Inovcluster:
A Inovcluster é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão promover a inovação, a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas do setor agroindustrial do Centro de Portugal. Fundada há 15 anos, a Inovcluster, ela própria expressão de uma EEC – Estratégia de Eficiência Coletiva, tem desenvolvido um conjunto de iniciativas que fomentam a emergência da economia de aglomeração.
Tendo como base a valorização de iniciativas inovadoras e a qualificação ou a modernização de um agregado de empresas, de índole nacional, regional ou local, fomenta o espírito de cooperação, do funcionamento em rede entre as empresas e entre estas e outros atores relevantes para o desenvolvimento das referidas economias de aglomeração.
A estratégia do Cluster Agroindustrial da Região Centro, designadamente enquanto território de qualidade agroindustrial, assenta em cinco pilares estratégicos: o território, as fileiras, as infraestruturas e serviços de apoio, o capital humano e a capacitação, investigação, inovação e internacionalização.
A InovCluster tem por missão de contribuir para que a Região Centro se afirme ao nível nacional, ibérico e europeu como um território líder nas fileiras agroindustriais de excelência, suportado na singularidade e na qualidade dos seus agro-recursos, na preservação da biodiversidade e da diversidade paisagística dos seus espaços agrícolas e rurais, e na competitividade dos sistemas produtivos locais e regional.