Projeto integrado pela Universidade de Coimbra oferece curso de português para apoiar a integração de migrantes e refugiados

Intitulado “Um passo adiante”, o curso, de aprendizagem autónoma, está disponível em língua portuguesa, mas também em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol. Composto por quatro unidades, o curso fornece várias atividades para exercitar a comunicação oral, através de diálogos com animações e exercícios, que ilustram situações do dia a dia.

Tópico(s) Artigo

  • 11:21 | Sexta-feira, 23 de Junho de 2023
  • Ler em 2 minutos

No âmbito do projeto europeu “INCLUDEED” (Social cohesion and INCLUsion: DEveloping the EDucational possibilities of the European Multilingual Heritage through Applied Linguistics), que tem como objetivo facilitar a integração de grupos de migrantes e refugiados através da língua, uma equipa da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um curso de língua portuguesa, focado na interação oral no dia a dia.

A docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e coordenadora da equipa da UC no “INCLUDEED”, Cristina Martins, explica que «quem aprende uma língua não materna precisa de assimilar estruturas linguísticas, claro, mas precisa também de interiorizar as regras de uso socialmente adequado dessas estruturas, i.e., precisa de desenvolver competência pragmática. Esta competência é essencial para evitar certas falhas de comunicação, desentendimentos e conflitos no dia a dia. Por exemplo, há muitas formas possíveis de formular pedidos no português europeu, mas umas são muito mais corteses do que outras. Há, portanto, certas estruturas linguísticas que codificam a cortesia na nossa comunidade e para essas os aprendentes do português como língua não materna precisam de ser alertados. São conhecimentos desta natureza que pretendemos veicular neste curso».

Intitulado “Um passo adiante”, o curso, de aprendizagem autónoma, está disponível em língua portuguesa, mas também em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol. Composto por quatro unidades, o curso fornece várias atividades para exercitar a comunicação oral, através de diálogos com animações e exercícios, que ilustram situações do dia a dia.


O curso conta ainda com outras secções: uma sobre os valores pragmáticos de certas expressões linguísticas usadas nos diálogos e uma parte destinada à apresentação de informação sociocultural variada, nomeadamente sobre comportamentos não verbais a considerar, a par dos verbais, em distintas situações de interação social. O curso é gratuito e está disponível online, em https://includeed.usal.es/course/um-passo-adiante/.

O projeto “INCLUDEED” é financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e tem a participação de equipas das universidades de Salamanca (Espanha), Bolonha (Itália), Coimbra, Heidelberg (Alemanha), Poitiers (França) e do Trinity College Dublin (República da Irlanda). Conta ainda com a colaboração de várias organizações não governamentais dedicadas ao acolhimento e integração de migrantes e de refugiados (como a Cruz Vermelha, a ACCEM, a Fundação CEPAIM e a Fundação Sierra-Pambley), que facilitaram a identificação das dificuldades existentes e a convergência de diferentes perspetivas.

De recordar que, em 2022, também no âmbito do “INCLUDEED”, que é coordenado pela Universidade de Salamanca, foi lançado o Guia para a Inclusão Linguística de Migrantes, também em diversas línguas, que está disponível em https://includeed.usal.es/guide/.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora