Projeto ENTRUST – Biosphere Portugal participa, a partir de Viseu, em novo projeto europeu

O ENTRUST é um projeto europeu que visa desenvolver um programa de capacitação e desenvolvimento, onde pessoas com mais de 50 anos serão apoiadas para desenvolver uma ideia de negócio de turismo sustentável, desde o seu conceito até à comercialização.

Tópico(s) Artigo

  • 14:54 | Quarta-feira, 08 de Junho de 2022
  • Ler em 2 minutos

São poucos os Séniores que, tendo adquirido conhecimento durante toda a sua vida, usem esse conhecimento para lançar uma empresa.

“Quando pensa em empreendedores, provavelmente pensa em homens de vinte e poucos anos.” [1]

Embora seja esta a imagem associada aos empreendedores, não significa que não existam outras pessoas ou outros empreendedores que desejem iniciar a sua própria empresa. O ENTRUST espera reorganizar o cenário empresarial a favor de pessoas com 50 anos ou mais.


O ENTRUST é um projeto europeu que visa desenvolver um programa de capacitação e desenvolvimento, onde pessoas com mais de 50 anos serão apoiadas para desenvolver uma ideia de negócio de turismo sustentável, desde o seu conceito até à comercialização.

Os participantes terão acesso a materiais didáticos, vídeos, textos e links, e a oportunidade de interagir e trocar ideias com outros participantes e mentores.

Os parceiros do ENTRUST pretendem apoiar potenciais empreendedores 50+ a tornar-se efetivamente empreendedores, através da utilização dos conhecimentos que adquiriram ao longo da sua vida. O ENTRUST irá ajudar os empreendedores a analisar a viabilidade da sua ideia de negócio e a estudar o mercado. O passo seguinte tem como objetivo desenvolver o pensamento e as competências destes (novos) empreendedores, através da utilização de ferramentas de ideação, criatividade, inovação e desenvolvimento de negócios, o que resultará numa gestão de negócios eficaz. Por fim, o ENTRUST fará questão de incorporar princípios de sustentabilidade no desenvolvimento dos negócios turísticos, com foco no património social e/ou cultural.

O projeto começou em novembro de 2021 e decorrerá até dezembro de 2023. Há cinco parceiros envolvidos neste Projeto Erasmus: WESTBIC (Irlanda, WestBIC), AidLearn (Portugal, AidLearn) BIOSPHERE (Portugal, BIOSPHERE), Haaga-Helia University of Applied Sciences (Finlândia, Haaga-Helia) e Business development Friesland (Países Baixos, BDF). Os parceiros vão agora a meio do primeiro ano de trabalho e estão a finalizar o estudo do mercado. Assim que terminem esta fase, começarão a desenvolver o curso.

 

Quer saber mais sobre o projeto? Gostaria de participar? Entre em contato com a Biosphere Portugal, através do e-mail turismo@biosphere.pt

[1] Gaskell, A. (2019, 11 de dezembro). Are Older Entrepreneurs The Best Entrepreneurs? Forbes. Retirado a 9 de maio de 2022, de https://www.forbes.com/sites/adigaskell/2019/12/11/are-older-entrepreneurs-the-best-entrepreneurs/?sh=5837af775f60

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora