Realizou-se na Câmara Municipal de Gouveia, a reunião de arranque dos trabalhos do novo projeto coordenado pelo IPV e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Fundação “La Caixa”, e cujo objetivo fundamental se centra na Valorização das Vinhas e dos Vinhos Tradicionais da Sub-Região da Serra da Estrela.
Além da equipa do IPV, instituição que coordena este projeto, estiveram presentes todos os restantes parceiros, Câmara Municipal de Gouveia, Comissão de Coordenação da Região Centro, Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem e a empresa Casa da Passarella.
Recorde-se que este projeto é apoiado pelo Programa Promove da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e terá como objetivos principais efetuar uma prospeção e caracterização das vinhas tradicionais existentes na sub-região da Serra da Estrela com o objetivo de preservar e valorizar os recursos genéticos aí existentes, bem como o património histórico e cultural.
Desta forma, o projeto permitirá realizar o inventário e caracterização das vinhas tradicionais, através de uma avaliação da sua riqueza vitícola, do seu ecossistema e do seu potencial enológico. Acresce-se ainda que este projeto terá ainda como objetivos contribuir para o levantamento do património histórico e cultural associado às vinhas e vinhos tradicionais, e ainda a realização de ações de valorização dos territórios vitícolas da sub-região da Serra da Estrela destinadas a diversos públicos, nomeadamente através da criação de um roteiro on-line das vinhas tradicionais nesta região.