Programa cultural celebra fundação do Mosteiro das Chagas

Cuidar do aspeto vocal e da técnica de canto e recordar os princípios doutrinais para o canto na liturgia são os principais temas a abordar na formação que decorre no edifício-sede da Misericórdia.

Tópico(s) Artigo

  • 10:24 | Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021
  • Ler em 2 minutos

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai comemorar o 433º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, do qual resta atualmente apenas a Igreja com o mesmo nome, com a realização de uma grande celebração no próximo dia 27 de novembro.

O programa do evento prevê a realização, à noite, do concerto “Avé Senhora do Advento” em evocação de Nossa Senhora das Graças, pelo Coro da Misericórdia e pelo Coro de Santo Agostinho, da cidade de Coimbra. Ao final da tarde, às 18 horas, também é celebrada na Igreja das Chagas uma missa, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.

Ao longo do dia, esta instituição de solidariedade social também vai promover um Curso de Formação de Canto Coral de aprendizagem teórico-prática, motivando os cantores a procurar a formação necessária para o competente desempenho do seu ministério. A formação aos coralistas desta Santa Casa será ministrada por Alberto Seiça, doutorado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma larga experiência no domínio coral tendo dirigido diversos coros.

Cuidar do aspeto vocal e da técnica de canto e recordar os princípios doutrinais para o canto na liturgia são os principais temas a abordar na formação que decorre no edifício-sede da Misericórdia.


Fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, o Mosteiro das Chagas iniciou-se com um grupo de sete clarissas, provenientes do Convento de Monchique da cidade do Porto, todas irmãs do Bispo. Mais tarde, muitas das capelas instituídas no Mosteiro ao longo dos séculos XVII e XVIII, bem como os respetivos recheios de escultura, foram doadas para o acervo do Museu de Lamego.

Resta agora a Igreja das Chagas, uma das mais belas joias do património arquitetónico existente na região do Douro, propriedade da Misericórdia de Lamego, depois de em 1911 um incêndio ter destruído o antigo templo desta irmandade.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora