Procura por marcas premium aumenta no mercado de automóveis usados

Acima de 40.000€, a escassez de anúncios em comparação com o número de visualizações observa-se sobretudo no Mercedez-Benz Classe S, Porsche 911 e BMW Série 4.

Tópico(s) Artigo

  • 12:49 | Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022
  • Ler em 2 minutos

A Mercedez-Benz registou um ligeiro aumento de +14% e a BMW de +11% na procura em dezembro face ao mês anterior.

 

Principais conclusões:


COMBUSTÍVEL E SEGMENTO

· Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel continuam, em conjunto, a representar cerca de 10% da procura em dezembro.

· O Diesel é a tipologia mais procurada. Desde outubro que revela maior oferta de anúncios do que procura e visualizações, mas em dezembro a procura (67%) volta a superar a oferta (65%). Segue-se a Gasolina, com 28% dos anúncios e 26% da procura.

· Os segmentos mais procurados são as Carrinhas (19,5%), os SUV (17,5%) e os Utilitários (15%).

· Nos segmentos Cabrio, Citadino, Utilitário e Carrinha a oferta foi superior à procura, em dezembro.

PREÇOS

· Categoria de veículos entre os 10.000€ e os 25.000€ é a única na qual o número de anúncios é superior às visualizações, continuando a revelar-se falta de oferta nas restantes categorias. Esta é a categoria mais visualizada (37%) e representa mais de metade dos anúncios.

· A escassez de anúncios face às visualizações é sobretudo visível nas categorias de carros abaixo de 5.000€ (11% das visualizações) e acima de 40.000€, a segunda mais visualizada (20%).

· Nas categorias entre 5.000€-10.000€ e 25.000€-40.000€ também existem mais visualizações que anúncios, ainda que com valores mais aproximados.

MARCA

· A Mercedes-Benz (13,8%) e a BMW (12,9%) continuaram a ser as marcas com maior procura em Dezembro, com um ligeiro aumento de +14% e mais +11% face ao mês anterior.

· A oferta de anúncios é inferior à procura nestas duas marcas, mas também na Volkswagen e na Audi, que registam uma procura de 6% e 5,8%, respetivamente.

· A falta de oferta de anúncios relativamente ao número de visualizações sente-se em praticamente todos os modelos analisados abaixo dos 5.000€, especialmente no Renault Clio. Nos carros entre 5.000€ e 10.000€ há escassez de anúncios face à procura, sobretudo nos modelos BMW Serie 3, Série 1 e Renault Zoe.

· Acima de 40.000€, a escassez de anúncios em comparação com o número de visualizações observa-se sobretudo no Mercedez-Benz Classe S, Porsche 911 e BMW Série 4.

ANO DE MATRÍCULA

· Carros matriculados a partir de 2016 são os mais visualizados em dezembro.

· Os veículos com ano de matrícula de 2015 e 2016 destacam-se como os mais procurados mas, à semelhança dos dois meses anteriores, há maior procura de carros mais recentes, com matrícula de 2019 e 2020.

O Standvirtual, portal líder em carros, acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de dezembro.

«Temos vindo a reparar em algumas tendências subtis nos últimos meses, como a maior procura de carros matriculados nos últimos dois anos e, este mês, de carros de marcas premium. Como sabemos, a pandemia afetou grandemente o mercado automóvel e esta escassez de anúncios que temos vindo a anunciar deriva da escassez de produto no mercado ao nível de novos, não existindo reposição dos usados e alterando alguns hábitos de procura», menciona explica Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora